Museu Mineiro recebe Exposição Eymard Brandão – Trabalhos em Técnica Mista

O Museu Mineiro recebe  a mostra Eymard Brandão – Trabalhos em Técnica Mista, que ficara em exibição fna Sala de Exposições Temporárias I – Atrium do Museu Mineiro, até o dia 31 de agosto de 2019. A entrada é gratuita.

Natural de Belo Horizonte, onde reside e trabalha, Eymard graduou-se em artes plásticas pela Escola Guignard em 1971, onde exerceu o cargo de diretor de 2004 a 2008. Participou ativamente de lutas, conquistas e rupturas percorridos pelos caminhos da arte. Sua trajetória artística é marcada por expressivas exposições individuais, coletivas e premiações.

Para a pesquisadora de arte Marília Andrés “Eymard Brandão é um artista profundamente coerente com seu trabalho e sintonizado com a arte contemporânea. Criou uma poética pautada na pesquisa de materiais no seu fazer artístico, e norteada pela desconstrução da linguagem visual”.

A maioria dos trabalhos que ficarão em exposição no Museu Mineiro, tem o formato de 50 X 50 cm, emoldurados com afastamento e vidro. A imagem fotográfica, que também estará presente na mostra, apareceu recentemente como outra forma de expressão utilizada pelo artista. Chama a atenção a ausência de títulos ou palavras nas obras em exibição. Segundo o artista, “esta ação é intencional, para que cada um, livremente, com seu próprio olhar, entre nos lados internos e externos de nossos universos objetivos e subjetivos”.

Os materiais que se organizam plasticamente nos trabalhos do artista são, muitas vezes, garimpados entre campos ou cidades, embora não criem um tema específico para sua obra. O domínio que possui dos seus meios de expressão, cores, formas e símbolos, organizam-se em composições que se dividem em poéticas simetrias.

Ao falar sobre os trabalhos selecionados para comporem essa mostra, Eymard revela que: “o desenho, o lápis e o grafite sempre foram elementos marcantes em minha trajetória: da pedra ao pó. Nas obras que exponho agora no Museu Mineiro, o espírito da linha continua presente, transformando cores e formas denominadas agora técnica mista”.

SOBRE A ARTISTA 

Eymard Brandão é natural de Belo Horizonte onde trabalha e reside. Graduou-se em artes plásticas pela Escola Guignard, hoje integrada a UEMG onde exerceu o cargo de Diretor, entre os anos de 2004 a 2008. Tem seu atelier em condomínio rural na região Nova Lima, e o contato com a natureza desta região cria também diversos vínculos com trabalhos realizados por ele, em processos de ruptura e transformação. Sua trajetória é marcada por expressivas exposições individuais, coletivas e premiações, além de muitas outras conquistas no Brasil e outros países. Sua experiência de pesquisador que conhece a significação do pensamento e da sensibilidade no processo de criação artística, desdobra-se no ensino da arte para os alunos da Escola criada pelo mestre Guignard, onde lecionou desde o início dos anos setenta, até 2015. Profundamente sintonizado com as transformações dessa escola, tornou-se extremamente consciente da importância do ensino, da pesquisa e da circulação da obra de arte na sociedade contemporânea.

Informações sobre o Evento

Início do evento 28/07/2019 - 10:00
Fim do evento 28/07/2019 - 19:00
Período do evento: De 22-07-2019
Até 31-08-2019
Entrada Gratuito

Buscar evento