Ações em Rede

Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados.

Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.


  • Natal

    Natal tem programação gratuita na Praça e nos espaços do Circuito Liberdade

    A Praça da Liberdade recebe, desde 1987, uma iluminação especial de Natal, realizada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em 2015, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e o Circuito Liberdade firmaram uma parceria com a Cemig, que vem transformando o conceito da tradicional iluminação natalina.

    Com o objetivo de valorizar o patrimônio da Praça e intensificar a experiência e o convívio das pessoas, a decoração ganhou novas formas e foi alinhada a uma programação cultural diversificada e a medidas relacionadas ao trânsito e a segurança do entorno. Em parceria com Prefeitura de Belo Horizonte e seus órgãos setoriais, foram determinados os fechamentos e desvios de ruas e a proibição de estacionamento em algumas localidades, para garantia da fruição segura das pessoas. Um trabalho de alinhamento junto às forças de segurança municipais e estaduais promoveu a efetivação de ações de prevenção, o levantamento de riscos e as abordagens, quando necessárias. Ainda, foram firmadas parcerias para a fiscalização da comercialização de produtos e o reforço da limpeza urbana.

    Com mais segurança e conforto, a população passou a aproveitar as diversas apresentações de corais e bandas realizadas na Praça e nas escadarias dos equipamentos do Circuito Liberdade.

    “Ressaltado pelas luzes, o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade é a grande estrela da decoração. Queremos reforçar a vocação deste espaço como importante ponto de convívio e fruição da população, sempre com respeito ao patrimônio cultural que temos aqui”, explica Michele Arroyo, presidente do Iepha.

    2015

    No primeiro ano da parceria Iepha/Circuito/Cemig, a cor escolhida para nortear a decoração foi o branco e os detalhes dos enfeites fizeram referência ao barroco mineiro. Para alcançar o efeito desejado, os organizadores não pouparam esforços e acessórios de iluminação. Foram utilizados mais de 400 mil microlâmpadas, cerca de 6 mil metros de mangueiras luminosas e 1.050 lâmpadas strobo, além de 530 enfeites de luz, como estrelas, globos e holofotes. No cenário, o coreto ganhou destaque. Coberto por milhares de microlâmpadas, a pequena construção do centro da Praça parecia flutuar num mar de luzes.

    O público também se surpreendeu com a projeção mapeada preparada especialmente para a ocasião. O video mapping ou mapeamento de vídeo é uma técnica que permite a realização de uma projeção numa superfície irregular, em que a imagem interage com a “tela”, criando novos movimentos e efeitos. No caso, a “tela” foi o próprio Palácio da Liberdade, que se viu desmanchado, remodelado, desconstruído e, depois, novamente restaurado.

    Uma série de apresentações de corais, bandas e grupos teatrais aconteceram na Praça da Liberdade durante todo o período natalino, sempre às 19h30 e às 20h45. Outra atração deste ano, talvez a preferida da criançada, foi a Casa do Papai Noel, que foi instalada no anexo da Biblioteca Pública Estadual, com acesso pela Praça Carlos Drummond de Andrade, entre o Memorial Minas Gerais Vale e o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

    Confira algumas fotos do Natal de 2015 no Circuito Liberdade

    2016

    No ano seguinte, além da iluminação da Cemig e da Casa do Papai Noel, a programação do Natal trouxe uma novidade: o Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais, que integrou uma ação em parceria com os municípios mineiros, para valorizar o patrimônio cultural. Com esta iniciativa do Iepha-MG, cerca de 250 presépios residenciais e comunitários foram montados em 150 cidades diferentes e estiveram abertos para o público.

    Neste mesmo ano, os espaços culturais do Circuito Liberdade, além do Palácio Cristo Rei e o Servas, igualmente acolhidos na Praça da Liberdade, também receberam presépios que puderam ser visitados pelo público. O Centro de Arte Popular Cemig e o MM Gerdau Museu das Minas e do Metal foram além e organizaram exposições de presépios, reunindo peças de diversos autores brasileiros.

    O Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas se constituiu como uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, que foram reconhecidas como bem cultural de Minas Gerais. É costume que as Folias cantem e rezem em frente aos presépios nas casas dos devotos e os foliões, que se ajoelham em sinal de respeito.

    Em Minas, a tradição dos presépios está presente desde o século 18, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará.

    O Iepha-MG, desde a promulgação do decreto 42.505/2002 que institui o instrumento de registro do Patrimônio Imaterial, atua na identificação do reconhecimento das manifestações culturais de Minas Gerais.

    Confira algumas fotos do Natal de 2016 no Circuito Liberdade

    2017

    Em 2017, a Cemig, em parceria com o Iepha - MG, lançou uma seleção pública de propostas para iluminação do Natal de Minas Gerais na Praça da Liberdade. Com o tema dos 120 anos de Belo Horizonte, os inscritos foram avaliados a partir de critérios como criatividade e sustentabilidade da ideia. A proposta democratizou ainda mais o uso e o acesso da população ao espaço público e buscou valorizar o trabalho dos artistas mineiros.

    O edital foi aberto a todos, com a exigência de que o projeto de iluminação alinhasse o tema à decoração natalina e levasse em conta a relação da iluminação com o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade e com as apresentações culturais realizadas pelo Circuito Liberdade.

    Além disso, o projeto deveria considerar a proteção e a promoção dos patrimônios histórico e artístico do estado, pensando, ainda, na importância turística e cultural do local. Para colocar em prática sua ideia, o artista escolhido teria à sua disposição 323 mil microlâmpadas de LED e outras mil lâmpadas do tipo estrobo. 

    As propostas foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por representantes da Cemig, do Poder Executivo estadual, do Poder Executivo municipal e da sociedade civil. A autora da proposta vencedora, a arquiteta Carolina de Assis Quadros, de Divinópolis, recebeu o prêmio no valor de R$ 20 mil e teve sua ideia implementada na Praça da Liberdade, durante o Natal de Minas Gerais.

    Confira algumas fotos do Natal de 2017 no Circuito Liberdade

  • Circuito das Letras traz mais de 130 autores para o Circuito Liberdade

    Em 2016, o Circuito das Letras reuniu mais de 130 autores no Circuito Liberdade

    Durante cinco dias, escritores, editores, ilustradores, roteiristas, bibliotecários e artistas que trabalham com a palavra como suporte ou inspiração debateram o papel da literatura também em outras expressões artísticas e culturais. Os convidados participaram de mesas-redondas, painéis, oficinas, contações de histórias, ações educativas de estímulo à leitura, grupos de trabalho, shows, feiras, picnic literário e saraus poéticos.

    Os espaços do Circuito Liberdade receberam nomes como Humberto Werneck (SP), Gregório Duvivier (RJ), Bruno Cany (França), Ricardo Aleixo (MG), Rejane Dias dos Santos (MG), Schneider Carpeggiani (PE), Jacques Fux (MG), Anelito de Oliveira (MG), Renato Negrão (MG), Angela Lago (MG), Maria Esther Maciel (MG), Maria Mazzarello Rodrigues (MG), Ana Elisa Ribeiro (MG), o cantor Criolo (SP) e o cantor e compositor Flávio Renegado (MG), dentre outros.

    Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e BDMG Cultural, o Circuito das Letras integra as ações do Governo do Estado de incentivo à leitura em Minas Gerais. A iniciativa é coordenada pelo Circuito Liberdade, que está sob a gestão do IEPHA-MG, e sua concepção contou com a colaboração dos 14 espaços que integram o projeto e faz parte das ações do Circuito que buscam uma maior articulação com o espaço urbano e com os diversos coletivos artísticos e populares do Estado.

    Plano Estadual do Livro

    A programação foi um dos subsídios para a elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do estado de Minas Gerais. Propõe a democratização do acesso ao livro, a valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico, a formação de mediadores para o incentivo à leitura e o desenvolvimento da economia criativa do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia regional e nacional.

  •  

    Capa do Museomix MG

    Circuito Liberdade realiza o primeiro Museomix da América do Sul

    Em 2017, o Circuito Liberdade sediou a primeira edição da América do Sul do Museomix, uma maratona criativa internacional que aconteceu simultaneamente em diversos países. Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, os participantes da maratona, os chamados “museomixers”, se reuniram no Museu Mineiro e no prédio Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, para desenvolver projetos inspirados no acervo público dos museus do Circuito Liberdade.

    Além da maratona criativa de três dias, o Museomix Circuito Liberdade ofereceu ao público uma extensa programação associada, de setembro até novembro de 2017, com atividades gratuitas voltadas para a temática cultura, tecnologia e inovação. Oficinas, palestras, mostras e diversas atrações para todas as idades foram realizadas nos espaços culturais do Circuito Liberdade e na Praça da Liberdade.

    Museu conectado

    O Museomix é feito por uma comunidade internacional e diversificada de designers, artesãos, programadores, mediadores, comunicadores e artistas, amadores ou profissionais, que partilham o desejo de construir um museu aberto, conectado e participativo: o museu do futuro.

    Unindo ideias criativas e ferramentas tecnológicas, como impressoras 3d e máquinas de corte a laser, os museomixers imaginam e constroem dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes.

    A organização de um Museomix faz parte de uma dinâmica local e coletiva. É uma comunidade que se envolve e que deve ser construída, com a organização de eventos como o chamado “Apéromix”. São encontros para a apresentação do conceito da maratona e articulação com parceiros técnicos e institucionais.

    As comunidades Museomix de todo o mundo também estão sempre conectadas e trocam informações por meio das redes sociais. Em Minas Gerais, os participantes do projeto estão reunidos na comunidade MuseomixMG, que pode ser acessada pelo Facebook.

    O Circuito Liberdade realizou dois apéromixes. O primeiro aconteceu no Museu Mineiro, em 13 de dezembro de 2016, para apresentação do projeto para a comunidade local. O encontro contou com a presença de representantes da embaixada da França em Brasília e em Minas Gerais.

    O segundo Apéromix foi em 23 de agosto, no Guaja, para uma conversa sobre o Museomix e apresentação de vídeo, com a presença de museomixers globais e membros da comunidade Museomix MG, além de parceiros do projeto.

    Maratona criativa

    Durante o Museomix, os participantes ou “museomixers” são divididos em grupos que desenvolvem protótipos até o final da maratona de três dias. Eles utilizam tecnologia e acervos e ficam em contato com museomixers de outros países. Ao final do terceiro dia, o público pode conhecer os projetos criados por eles, que posteriormente poderão ser implementados em espaços do Circuito Liberdade.

    O Museomix teve origem na França, em 2011 e, desde então, já aconteceu em oito países e 43 museus. Este evento internacional acontece todos os anos em novembro e sua organização é apoiada por uma maioria de voluntários. O Museomix incentiva a multidisciplinaridade, a descoberta de outras formas de trabalho e outras metodologias.

    Parcerias

    Em Belo Horizonte, a maratona criativa foi realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Circuito Liberdade, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O projeto contou também com a parceria da Embaixada da França no Brasil, do BDMG Cultural, do Centro Universitário Newton Paiva e das faculdades UNA e UniBH, além de empresas e entidades.

     

     

     

     

  • Circuito Liberdade promove concurso cultural de fotos do Instagram

    O Circuito Liberdade promove anualmente o Concurso no Instagram, com o objetivo de estimular a interatividade com seus seguidores e dar mais visibilidades às redes sociais. Os participantes devem seguir a conta do Circuito Liberdade no Instagram, no endereço @circuitoliberdade, e postar as fotos com a hashtag definida pela equipe do concurso . São registros de amadores e de profissionais da fotografia, e os selecionados têm suas fotos expostas na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. Os três primeiros colocados ganham, também, prêmios simbólicos.

    Já foram realizadas três edições do concurso, em 2015, 2016, 2017, com os respectivos temas: "Mês da Consciência Negra", "Presépios de Minas Gerais" e "Meu Olhar Sobre o Patrimônio". Para escolher as fotos, a cada ano é formada uma nova comissão avaliadora, que seleciona os registros seguindo critérios de criatividade, estética e adequação para o suporte final da mostra. As fotos podem ser produzidas com qualquer tipo de equipamento fotográfico, contanto que sejam postadas no Instagram com a hashtag definida para cada ano. A conta do usuário no Instagram não pode ser privada (bloqueada) e o conteúdo das fotos é de responsabilidade do fotógrafo.


    Edição 2015 - Mês da Consciência Negra

    O tema da primeira edição foi “Mês da Consciência Negra”, em novembro de 2015, em parceria com o Festival de Arte Negra (FAN), realizado pela Fundação Municipal de Cultura. Os participantes produziram fotos sobre as pessoas e os eventos do FAN realizados dentro do perímetro do Circuito Liberdade, incluindo os equipamentos culturais integrantes do complexo, no período de 21 a 30 de novembro. A hashtag usada foi #consciencianegranocircuito

    Clique aqui e confira as fotos vencedoras do Concurso no Instagram 2015

    Edição 2016 - Presépios de Minas Gerais

    Em 2016, com o tema "Presépios de Minas Gerais", o concurso foi realizado no período de 12 de novembro a 12 de dezembro, usando a hashtag #PresépiosdeMinas. O objetivo foi divulgar a cultura mineira. Presépios em todo o estado de Minas Gerais foram registrados. Esta edição do concurso integrou a programação de Natal do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - Iepha-MG e do Circuito Liberdade.

    Clique aqui e confira as fotos vencedoras do Concurso no Instagram 2016

    Edição 2017 - Meu Olhar Sobre o Patrimônio

    "Meu olhar sobre o patrimônio", tema de 2017, pretendeu estimular os mineiros a registrar objetos de sua história e de sua cidade. Nesta edição, o concurso foi realizado pelo Iepha-MG e Circuito Liberdade em parceria com o coletivo NITRO, integrando as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico - celebrado oficialmente em 17 de agosto - e também o Dia Internacional da Fotografia, em 19 de agosto. A hashtag usada foi #fotografiaepatrimônio.

    Clique aqui e confira as fotos vencedoras do Concurso no Instagram 2017

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui