História

O Circuito Liberdade foi criado em 2010, após a inauguração da Cidade Administrativa e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a região Norte de Belo Horizonte. A sua criação visava transformar os prédios históricos esvaziados em espaços com vocação para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio, reunidos como complexo cultural referência para moradores da capital mineira e visitantes.

Apesar de recente, a história do Circuito se confunde com a da própria cidade de Belo Horizonte e de Minas Gerais, pois a Praça da Liberdade foi projetada no final do século 19 para abrigar o centro administrativo do Estado, com a construção das secretarias e do Palácio da Liberdade, sede e símbolo do Governo. A inauguração da Praça e seus prédios aconteceram em 1898, tendo sido palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil.

Primeiros passos

Em 2010, a região já abrigava o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública, o Museu Mineiro e o Rainha da Sucata. Foram eles os primeiros espaços a fazerem parte do complexo, junto com outros museus e equipamentos de cultura e formação que passaram a ocupar os edifícios das antigas secretarias de governo,como o Museu das Minas e do Metal e o Espaço do Conhecimento UFMG. Em novembro daquele ano, ocorreu a inauguração do Memorial Minas Gerais e, em março de 2012, o quarto equipamento passou a fazer parte do Circuito, o Centro de Arte Popular. Nos anos seguintes, outros espaços foram incorporados, como o Centro Cultural Banco do Brasil (2013) e a Casa Fiat (2014).

Nova Gestão

Em 2015, o Circuito Liberdade passou a ser gerido pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), visando maior articulação com o espaço urbano e os diversos grupos artísticos e populares, buscando atuar como um braço da política pública de cultura do então Governo do Estado.

O projeto viveu um processo de ampliação do seu perímetro de atuação, passando a considerar os eixos da Avenida João Pinheiro e da Rua da Bahia. Nesta perspectiva, novos equipamentos passaram a fazer parte do complexo, como o BDMG Cultural e a Academia Mineira de Letras, compondo uma agenda articulada à dos outros espaços já integrantes.

Desde sua criação o Circuito Liberdade ganhou reconhecimento como corredor cultural importante para Minas , se configurando com um dos principais complexos culturais do país.

Em outubro de 2020, a gestão do Circuito Liberdade retorna à Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). No mesmo decreto, é ampliado o perímetro do complexo cultural, para que ele agregue, de forma integrada, equipamentos culturais do Estado e de parceiros presentes na área definida pelo projeto original de 1895 da cidade de Belo Horizonte, delimitada pela Avenida do Contorno. Destaque para a transversalidade entre cultura e turismo, com estímulo ao turismo de experiência e à economia criativa.

Hoje o Circuito Liberdade é composto por 33 instituições, que permeiam por diferentes aspectos do universo cultural e artístico.

Dentre os equipamentos culturais em funcionamento, 13 são geridos diretamente pelo Governo do Estado e os outros funcionam por meio de parcerias público-privadas ou parcerias com instituições públicas federais.

Equipamentos públicos sob a gestão do Estado

1. Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
2. Palácio da Liberdade
3. Arquivo Público Mineiro
4. Museu Mineiro
5. Museu dos Militares Mineiros
6. Centro de Arte Popular
7. Cefart Liberdade
8. BDMG Cultural
9. Mineiraria
10. Câmera Sete
11. Palácio das Artes
12. Centro do Patrimônio Cultural Cemig
13. Sala Minas Gerais – Filarmônica
14. Serraria Souza Pinto
15. Espaço Cultural da Escola de Design UEMG

Equipamentos sob gestão de parceiros

1. Espaço do Conhecimento UFMG
2. Centro Cultural Unimed-BH Minas
3. MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
4. Memorial Minas Gerais Vale
5. Centro Cultural Banco do Brasil
6. Casa Fiat de Cultura
7. Academia Mineira de Letras
8. Teatro Feluma
9. Casa Funarte Liberdade
10. Museu de Artes e Ofícios
11. Museu dos Brinquedos
12. Ponto Cultural CDL
13. Cine Theatro Brasil Vallourec
14. CURA
15. Museu Inimá de Paula
16. Sesc Palladium
17. Mercado Central
18. Sociedade Mineira de Engenheiros

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui