Estrutura

Coordenação Geral

Sob a gestão do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o Circuito Liberdade é composto por 22 espaços culturais, dentre museus, arquivo público, biblioteca, centros de cultura e de formação. Abrigado em uma área histórica de Belo Horizonte (MG), na área definida pelo projeto original de 1895 da cidade de Belo Horizonte, delimitada pela Avenida do Contorno, o complexo já é reconhecido como um importante corredor de cultura do País, dedicado à promoção e ao acesso à cultura, à arte e ao patrimônio cultural. Dentre os 22 espaços culturais, 13 são mantidos diretamente pelo Estado de Minas Gerais e nove por parceiros privados ou instituições públicas federais.

Com o intuito de potencializar a interlocução e a criação de uma rede colaborativa entre os espaços culturais, a gestão do Circuito Liberdade apoia-se em quatro comitês temáticos, sendo eles: Comunicação, Patrimônio, Programação e Educação, além do comitê Gestor. Os comitês contam com representantes de todos os espaços que integram o Circuito e se reúnem uma vez por mês. Nestes encontros, são debatidos os projetos e ações em rede a serem realizados no Circuito Liberdade.

Os comitês também recebem especialistas em assuntos pertinentes aos temas em discussão para debater questões relacionadas à cidade e à gestão de projetos específicos. Desta forma, eles se configuram como espaços de diálogo do Circuito com agentes do cenário cultural e ligados às diversas áreas do conhecimento.

 

Coordenação de Comunicação

A Coordenação de Comunicação desenvolve o trabalho com foco na produção de conteúdo e na articulação de parcerias com outras instâncias governamentais; implementa estratégias de divulgação dos conteúdos produzidos pelo Circuito Liberdade, auxiliando no trabalho conceitual do projeto e no diálogo com o espaço urbano e com os grupos artísticos populares.

Entre as atribuições permanentes da Coordenação de Comunicação estão a proposição de pauta, a produção de conteúdo para alimentar os canais de comunicação, a divulgação interna e externa para os veículos de imprensa, incluindo os veículos alternativos (sites e blogs), além de toda a produção para as redes sociais (Facebook e Instagram) e para o site.

Coordenação de Educação

Promove debates com representantes do Educativo dos museus, pensando a formação de professores e outros interessados para mediar às visitas aos equipamentos culturais do Circuito Liberdade; articula e dialoga permanentemente com as equipes de ação educativa dos equipamentos culturais, atuando para viabilizar o atendimento a escolas, ONGs, OSCIPs, Associações e OSs; coordena ações que promovam a articulação em rede de informações entre a Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil, BHTrans, Guarda Municipal, Vara da Infância e da Juventude e serviço de segurança dos equipamentos culturais; realiza a mediação junto aos moradores em situação de rua, minimizando episódios de conflito, trabalhando no sentido de garantir o acesso e a convivência democrática dos diferentes públicos frequentadores do Circuito Liberdade.

Coordenação de Patrimônio

Desenvolve sistematicamente ações que promovam a adequação dos equipamentos integrantes do Circuito Liberdade às atividades de Museus/Centros Culturais e ao atendimento à legislação vigente e também no assessoramento aos equipamentos culturais; viabiliza a elaboração e a implantação dos Planos de Ocupação e de Expansão do Circuito, colaborando para a identificação de usos culturais consolidados no seu perímetro e em seu entorno imediato, de potencialidades e vocações para novos usos, de áreas potenciais para a sua expansão; promove a elaboração de Estudos de Impacto de Vizinhança e de Planos de Mitigação de Impactos para a implantação do Circuito no uso e ocupação do solo em seu perímetro e entorno, na paisagem urbana e do patrimônio cultural da Praça da Liberdade, na demanda por utilização de equipamentos públicos e serviços urbanos, na ambiência, na segurança e no tráfego da região, dentre outros.

Coordenação de Programação

Coordena as ações de interação com a sociedade por meio da criação e do acolhimento de iniciativas artísticas, culturais e sociais, em consonância com as políticas públicas de Cultura do Estado e diretrizes de conservação e promoção do Patrimônio Cultural, do mercado cultural em geral, visando à realização de eventos no Circuito Liberdade.

Promove a articulação de ações de programação em rede entre os equipamentos culturais do Circuito Liberdade que promovam a reflexão sobre as atrações oferecidas pelos espaços, no que tange a aspectos como acessibilidade e inclusão, linguagens artísticas contempladas, impactos da programação tanto em relação aos grupos artísticos envolvidos, quanto na formação e fidelização de novos públicos. É também atribuição da coordenação de programação o apoio na curadoria dos editais de ocupação dos espaços do Circuito Liberdade.

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui