MinasTnisC22 05 2019fIzabelCh 12   Centro Cultural Unimed BH Minas

Inaugurado em 2013 com recursos do Minas Tênis Clube e patrocínios via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural foi uma das etapas do Plano Diretor do Minas I e sua implantação teve como objetivos aprimorar os serviços prestados pelo setor cultural do Clube e estreitar os laços construídos entre o Clube e Belo Horizonte. Desde meados de 2019, o equipamento integra o Circuito Liberdade e, a partir de 2020, começou a receber recursos vindos do patrocínio da Unimed-BH, passando a ser denominado Centro Cultural Unimed-BH Minas.

O complexo cultural é formado por um Teatro, com plateia para 612 pessoas (sendo dez espaços para cadeirantes, poltronas para obesos e para lactantes); uma Galeria de Arte, com 412m², que já recebeu 20 exposições de artistas nacionais e estrangeiros; e um Centro de Memória, que guarda acervo com mais de 50 mil itens, sendo que três mil deles estão expostos na mostra de longa duração “Minas Tênis Clube: várias histórias”. Ainda compõem o Centro Cultural Unimed-BH Minas o Café e duas Salas Multimeios, como espaços de eventos de menor porte e de convivência. Estão previstas para o primeiro semestre de 2021, as inaugurações da Biblioteca, com cerca de seis mil títulos, e do Espaço Expositivo. Para 2022, está prevista a abertura de duas salas de cinema.

Os espaços do Centro Cultural Unimed-BH Minas têm programação diversificada e voltada para públicos de diferentes faixas etárias (crianças, jovens e adultos), na qual se incluem exposições de artes plásticas, espetáculos teatrais, de dança e musicais, lançamentos de livros e palestras, Também são desenvolvidos pelo Minas programas próprios nas áreas de literatura, música e teatro.

O programa literário “Letra em cena. Como ler...”, oferece ao público, gratuitamente, oportunidades para conhecer e se aprofundar na obra de autores clássicos brasileiros e portugueses, por meio da análise de especialistas. Na “Série de Concertos”, sob a direção artística da pianista e professora Celina Szrvinsk, são realizados, a preços populares, recitais de grandes nomes da música clássica mundial. O “Sarau Minas Tênis Clube”, promovido anualmente, seleciona talentos da música de Belo Horizonte, por meio de concurso, fazem apresentações no teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas de repertório de artistas consagrados na música brasileira. E também é desenvolvido pelo Minas, o “Cena Técnica”, workshop destinado à capacitação de profissionais de backtage.

Funcionamento
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 11h às 19h.
Informações: (31) 3516-1022 / (31) 3516-1023.

Teatro: de acordo com a programação.
Galeria de Arte, Centro de Memória, Café: entrada gratuita.

Eventos no Teatro: ingressos na bilheteria do Teatro e no site eventim.com.br
(31) 3516-1360 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A bilheteria do Teatro funciona todos os dias, de segunda a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 12h às 19h.

Assista nosso vídeo institucional: https://vimeo.com/489831565

Endereço e contato
Rua da Bahia, 2244 - Lourdes
Belo Horizonte - MG/Brasil
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: minastenisclube.com.br/cultura/centro-cultural-unimed-bh-minas/

Redes Sociais
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui