Informações - Ponto Cultural CDL

05 Linha do Tempo

 

O Ponto Cultural CDL é um espaço de exposição que trata do comércio e de sua relação com a cidade de Belo Horizonte. Traz a história da capital mineira a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais, de uma forma original, interativa e inovadora, levando os visitantes do século XVIII ao século XXI.

Inaugurado em junho de 2019 e instalado na sede da CDL/BH, na Av. João Pinheiro, 495, no bairro Boa Viagem, logo na entrada, o visitante percorre a “Galeria Rampa”, espaço para exposições artísticas de média duração, com temáticas direta ou indiretamente ligadas ao universo do comércio. Após a rampa, o "Infovideo" recebe o visitante ao espaço, e mostra a força do comércio de forma numérica e dinâmica ao longo das décadas em BH.

Na sequência temos a “Linha do Tempo'', que apresenta fatos marcantes de 1890 a 2010, com três eixos principais como pano de fundo: o Brasil e o mundo, o comércio e a cidade de Belo Horizonte. Os “Vídeos Poéticos”, acima da linha do tempo, relacionam o ritmo da cidade ao comércio, a visualidades arquitetônicas do passado e do presente, e a pujança do comércio nas regiões descentralizadas. Ao centro do espaço expositivo, temos a “Mesa CDL” dedicada à exposição de conteúdo histórico, produções gráficas e principais ações e projetos da CDL/BH. Já o módulo “Comércio e a Cidade” exibe as relações construídas entre o comércio e a sociedade da capital. Ao final da visitação, o “Monitor Inovação” traz de forma interativa conceitos, mitos e verdades sobre inovação e algumas curiosidades.

O Ponto Cultural CDL apresenta o somatório de uma construção contemporânea e arrojada, no que diz respeito à intervenções arquitetônicas, audiovisuais e de design, tanto que em 2019 foi premiado no Brasil Design Award na categoria Design de Exposições e Instalações.

Funcionamento:
Visitas livres: terça a sábado de 10h às 16h
Visitas mediadas de terça a sábado nos horários: 10h30 e 14h 
Agendamento: o agendamento das visitas mediadas (grupos acima de 5 pessoas e no máximo 20 pessoas) é feito por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou pelo telefone (31) 3249-1907, mediante consulta de datas e horários disponíveis.

Endereço: Av. João Pinheiro, 495, Bairro Boa Viagem · Belo Horizonte
www.instagram.com/pontoculturalcdl
www.facebook.com/pontoculturalcdl
www.pontoculturalcdl.cdlbh.com.br

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui