Educativo

A Coordenação de Educação do Circuito Liberdade busca promover e provocar a elaboração de práticas que enfatizem a experiência educativa. O trabalho é desenvolvido em parceria com as equipes de ação educativa dos museus e equipamentos culturais do Circuito, por meio de ações colaborativas e integradas.

Embora cada uma dessas equipes tenha suas especificidades e seus próprios planos educativos, a Coordenação de Educação investe em ações em rede que preservem as diversidades de seus espaços, mas que fortaleçam, ao mesmo tempo, os objetivos comuns do Circuito Liberdade.

Além de gerar experiência com a arte e a cultura, o conjunto de museus e equipamentos culturais que compõem o Circuito tem um compromisso especial com a formação e o desenvolvimento humano, incluindo oportunidades para crianças, jovens e adultos, assim como para o público espontâneo que o visita e é estimulado a novas descobertas e outros aprendizados. Nesse sentido, a Coordenação de Educação busca a democratização do acesso à arte e à ciência, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e a promoção da educação.

Além do trabalho voltado para educação museal e patrimonial, promovida junto às equipes dos museus e equipamentos culturais, a Coordenação de educação desenvolve os seguintes projetos:

  • Circuito da Liberdade e do Respeito – projeto composto por três eixos de trabalho;
    • Facilitação dos fluxos de políticas públicas voltadas ao atendimento de moradores em situação de rua;
    • Promoção da educação no trânsito e da mobilidade urbana;
    • Ações voltadas para as juventudes na Praça da Liberdade e entorno.
  • Circuito Protegido – projeto que visa proporcionar o bom convívio e experiências positivas entre todas as pessoas que circulam pelo Circuito Liberdade;
  • Fomento de visitas de escolas estaduais aos museus e equipamentos culturais;
  • Fomento de visitas de grupos e associações voltadas à acessibilidade e inclusão.
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui