Museu dos Militares Mineiros

 Museus dos Militares 02

O Museu dos Militares Mineiros apresenta um pouco da história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, conta com mais de 800 itens no acervo, sendo cerca de 30% deles permanentemente em exposição para os visitantes. O Museu promove um diálogo entre a população e visitantes, principalmente sobre o papel desses profissionais no exercício da função, que é de manter a segurança e amparar a sociedade de maneira social e educativa.


Entre os itens do acervo estão uniformes, medalhas, armamentos, fotografias, instrumentos musicais, viaturas e equipamentos de campanhas, além de alguns documentos importantes não só para as corporações, mas para a cultura de Minas. O acervo do museu é rico para quem deseja conhecer mais sobre a história da PMMG, que se mistura com a própria história do Brasil, pois é a mais antiga do país, tendo sido criada em 1775.

Endereço: Rua Aimorés, 698, Funcionários, Belo Horizonte.

Redes Sociais:

https://www.instagram.com/museudosmilitaresmineiros/

https://www.facebook.com/museudosmilitaresmineiros/

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui