História

O Circuito da Liberdade foi inaugurado em 2010 e desde então ganhou reconhecimento como corredor cultura. Está localizada em uma área histórica de Belo Horizonte (Minas Gerais), contando com museus e centros de cultura e formação, que reúnem diferentes aspectos do universo cultural e artístico.O projeto busca agora uma maior articulação com o espaço urbano e os diversos grupos artísticos e populares, consolidando-se assim como um pilar da cultura política do Governo de Minas Gerais.

O projeto passou por um processo de ampliação do seu perímetro de atuação, considerando os eixos da Avenida João Pinheiro e da Rua da Bahia, o que foi traduzido em seu novo nome: Circuito Liberdade. Dentro desta perspectiva, novos equipamentos passaram a fazer parte do complexo, com a composição de uma agenda integrada aos outros espaços já existentes.

Em outubro de 2020, a gestão do Circuito Liberdade retorna à Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais. No mesmo decreto, é ampliado o perímetro do complexo cultural, para que ele agregue, de forma integrada, equipamentos culturais do Estado de Minas Gerais e de parceiros presentes na área definida pelo projeto original de 1895 da cidade de Belo Horizonte, delimitada pela Avenida do Contorno. Destaque para a transversalidade entre cultura e turismo, com estímulo ao turismo de experiência e a economia criativa. Hoje o Circuito Liberdade é composto por 22 instituições, que permeiam por diferentes aspectos do universo cultural e artístico.

Dentre os equipamentos culturais em funcionamento, 13 são geridos diretamente pelo Governo do Estado e os outros funcionam por meio de parcerias público-privadas ou parcerias com instituições públicas federais.

Equipamentos públicos sob a gestão do Estado

1. Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
2. Palácio da Liberdade
3. Arquivo Público Mineiro