arquivo publico mineiro foto informacoes
O Arquivo Público Mineiro, unidade da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, é responsável pela gestão, recolhimento, guarda, preservação e acesso ao acervo arquivístico do Poder Executivo estadual e aos documentos privados de interesse público. Em suas dependências, os visitantes têm acesso a milhares de documentos, que remontam aos períodos colonial, imperial e republicano.

Dentre os destaques do acervo, encontram-se fotografias, mapas produzidos nos séculos XVIII e XIX, documentos referentes à Inconfidência Mineira, à escravidão, ao movimento imigratório em Minas e um conjunto de filmes que reúne curtas, documentários e solenidades que marcaram a história de Minas Gerais ao longo do século XX. Parte desse acervo pode ser acessada na internet por meio do Sistema Integrado de Acesso ao Arquivo Público Mineiro siaapm.cultura.mg.gov.br.

A Instituição possui, também, uma biblioteca especializada em história de Minas Gerais e arquivologia, reunindo aproximadamente 12.000 títulos, dos quais 2.500 são considerados obras raras e preciosas.
Criado em 1895, ainda na cidade de Ouro Preto, o Arquivo Público Mineiro é a instituição cultural mais antiga do Estado. Em 1901, transferiu-se para Belo Horizonte, ocupando prédios provisórios e fixando-se, a partir de 1938, em uma imponente casa na Avenida João Pinheiro, nº 372, ao lado do Museu Mineiro.

A edificação, característica da época do ecletismo, foi construída pela Comissão Construtora da Nova Capital, em 1897, para servir como residência do Secretário das Finanças. Sua fachada conserva, até hoje, esse caráter inicial de moradia.

O acesso ao acervo do Arquivo Público Mineiro é franqueado gratuitamente a todos os cidadãos. As pesquisas em arquivos coloniais, fotográficos, fílmicos e em documentos sobre genealogia e imigração podem ser consultados online, pelo site www.siaapm.cultura.mg.gov.br. Outras pesquisas ao acervo podem ser realizadas presencialmente, mediante agendamento. Para agendar a pesquisa, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Funcionamento
De segunda a sexta | das 9h às 17h

Entrada Gratuita

Endereço e contato
Av. João Pinheiro, 372
Belo Horizonte - MG/Brasil
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Redes sociais
Facebook
siaapm.cultura.mg.gov.br
Instagram
Youtube
siaapm.cultura.mg.gov.br

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui