Incêndio na floresta amazônica é tema de palestra no MM Gerdau

No dia 28 de setembro, sábado, às 14 horas, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, por meio do CoMciência, programa de divulgação científica do Museu, recebe a palestra "Uma visita inesperada: o fogo nas florestas tropicais brasileiras". As recentes notícias sobre o aumento das queimadas e os consequentes incêndios florestais ocorridos na região da Amazônia instigam a discussão sobre a temática. O fogo é um componente natural nos ecossistemas savânicos e tem moldado a evolução de espécies e processos biogeoquímicos globais por milhares de anos. No entanto, em ambientes florestais, o fogo, mesmo que em baixa intensidade, pode gerar conseqüências graves e irreversíveis para as plantas e animais. Serão apresentadas, durante a palestra, algumas das consequências causadas pelo fogo: a morte de animais, principalmente os mais vulneráveis; a morte de árvores e abertura do dossel que muda a estrutura e o microclima da floresta; a alteração na disponibilidade de recursos, afetando as aves; e os efeitos dos incêndios ocorridos em superfície, que desencadeiam um processo irreversível de degradação florestal. Serão abordados, também, medidas utilizadas para interromper este ciclo destrutivo e garantir a proteção das florestas e conservação de sua biodiversidade. O objetivo é entender melhor a ecologia e a dinâmica de ecossistemas propensos ao fogo e introduzir uma abordagem mais ecológica às práticas de manejo adaptativo, sempre com foco na conservação da biodiversidade.

Eugênia Batista é pesquisadora de pós-doutorado em Ecologia e Manejo de Fogo no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Lidera equipes multidisciplinares e gerencia grandes projetos de pesquisa que envolvem o desenvolvimento de um software de gestão do fogo em áreas protegidas, sensoriamento remoto e SIG, abordagem funcional para a análise de vulnerabilidade de espécies ao fogo e estudos de severidade da queima e regeneração pós-fogo.

Informações sobre o Evento

Início do evento 28/09/2019 - 14:00
Fim do evento 28/09/2019 - 16:00
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui