CoMciência recebe palestra sobre a ciência nos tempos da Inconfidência Mineira

“José Álvares Maciel, o químico inconfidente, e Visconde de Barbacena: encontros na ciência e desencontros na política” é o tema da palestra que será ministrada por Carlos A. L. Filgueiras (UFMG), no dia 25 de abril, às 19h30, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, dentro do projeto de divulgação científica do Museu, CoMciência. 

José Álvares Maciel e Visconde de Barbacena foram antigos estudantes de ciências na Universidade de Coimbra. O português Barbacena graduou-se em 1775 e obteve um doutorado no ano seguinte. Maciel, natural de Vila Rica, formou-se em 1785 e, depois, realizou trabalho científico e industrial em Portugal e Inglaterra. O Visconde foi um dos fundadores da Academia das Ciências de Lisboa em 1779, tornando-se seu secretário por nove anos. Ambos vieram para o Brasil em 1788, quando o Visconde de Barbacena foi nomeado Governador de Minas Gerais, justamente quando a produção aurífera estava em franca decadência. Ele viu em Maciel a pessoa certa para iniciar uma pesquisa abrangente do potencial mineral de sua província. Pouco depois de sua chegada às minas, contudo, suas vidas tomaram rumos diferentes. Maciel envolveu-se na conspiração da Inconfidência Mineira, e acabou preso ao final de 1789. Sua promissora carreira científica foi abortada aos 29 anos de idade e ele foi condenado ao exílio em Angola. Apesar de ter trabalhado na África em produção de ferro, sua depressão contribuiu fortemente para a morte prematura aos 43 anos. O Visconde é pouco lembrado hoje como homem de ciência, mas sobretudo como o algoz dos visionários do movimento de insurreição. 

Formado em Engenharia Química pela UFMG, Carlos Filgueiras tem doutorado em Química pela Universidade de Maryland e pós-doutorado em Química pela Universidade de Cambridge. É Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e também lecionou na UFRJ. Pesquisou e publicou extensamente sobre Química Inorgânica, sobretudo Química de Coordenação e Organometálicos, e também sobre História da Ciência, na qual desenvolveu carreira paralela à de químico. Foi presidente da sociedade Brasileira de Química no biênio 1990-1992.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Informações sobre o Evento

Início do evento 25/04/2019 - 19:30
Fim do evento 25/04/2019 - 21:00
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui