Maíra Manga abre temporada 2018 do Ensaio Aberto

A primeira apresentação do Ensaio Aberto 2018 acontece no dia 26 de abril, às 19h30, e traz Maíra Manga, que ficou em primeiro lugar na votação popular. Num formato intimista, Maíra Manga estará acompanhada por André Milagres (violão) e Abel Borges (percussão). Seu trabalho busca valorizar e dar ênfase à sutileza poética das canções de Chico Buarque, Baden Powell, Sergio Santos, Guinga, Gilberto Gil, entre outros compositores da música popular brasileira.

Maíra Manga dedica-se ao trabalho de pesquisa e interpretação da canção popular brasileira. Iniciou seus estudos formais dentro do universo da música erudita e estudou canto lírico no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte (MG). Posteriormente, ingressou no curso de Licenciatura em Canto pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Paralelamente, participou de oficinas de canto ministradas por importantes intérpretes da música brasileira, entre elas Rosa Passos e Mônica Salmaso, e também com a cantora portuguesa Maria João. Também foi integrante do “Secconda Prattica Ensemble”, grupo vocal de práticas interpretativas voltadas para a Música Barroca e Renascentista.

Em 2008, participou da montagem da ópera “Aída”, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Atuou como membro do Coro Sinfônico de Goiânia e como solista do Coro de Câmara da Escola de Música e Artes Cênicas – UFG. Em 2015, venceu como “Melhor Intérprete” no II Festival de Música CEGG.

Apresentou-se no III Festival da Música Brasileira, em Itajubá (MG), com show dedicado à Elis Regina. Em julho de 2016, realizou em Montevidéu/Uruguai, o show intitulado “Maíra”, no Centro Cultural Vissi d’ Arte. No mesmo ano, apresentou o show “Abrindo o caminho” Belo Horizonte (Cine Theatro Brasil Vallourec- out/2016) e em Divinópolis (Teatro Municipal Usina Gravatá- nov/2016), com a participação especial do cantor e compositor Sergio Santos.

Em 2017, participou em Belo Horizonte (Grande Teatro do Sesc Palladium) e no Rio de Janeiro (Teatro do BNDES), dos shows comemorativos pelos 15 anos do lançamento do disco “Áfrico”, de Sergio Santos.

O Ensaio Aberto é um projeto idealizado pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e visa a valorização da música e artistas mineiros. Por meio de editais, todos os anos o Museu recebe uma programação mensal com apresentações abertas ao público.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Informações sobre o Evento

Início do evento 26/04/2018 - 19:30
Fim do evento 26/04/2018 - 21:30
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui