Museu das Minas

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza, em parceria com a Navaranda, a segunda edição do Museu das Minas, com o tema “Plural de Nós: quando uma só voz vira um coro”,  trazendo bate-papo no dia 15 de março, às 19h30, e exposição de fotografias da ação “Vem com as outras”, do coletivo Diálogos [Anôminos], de 15 de março a 01 de abril, que pode ser vista no horário de funcionamento do Museu.

Trata-se de uma proposta de reflexão sobre ativismo feminino, com bate-papo, exibição de documentário e exposição, alinhada com o tema proposto pela ONU Mulheres para este ano: “o tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”.

A proposta é falar sobre as mulheres de luta, sobre a potência de romper silêncios e mobilizar pessoas com relatos de mulheres que foram lá e fizeram algo por todas as outras. O bate-papo conta com as convidadas Viviane Duarte, Carol Delgado e Priscila Gama.

Viviane Duarte é jornalista e fundadora da plataforma Plano Feminino, que atua nas áreas de brand content, e também é fundadora do Plano de Menina, projeto de protagonismo feminino com a missão de encorajar meninas de comunidades. Atualmente, cria estratégias para marcas como Heineken, Seda, Fiat, Samsung, Natura, Marisa, entre outras.

Carol Delgado é antropóloga, compartilhadora e articuladora de tecnologias sociais e diálogos coletivos em busca de um mundo mais plural. Atualmente, coordena o Puxadinho, um lab de experimentações antropológicas, que já fez consultoria criativa para empresas como Unilever, Melissa e Nike.

Priscila Gama é formada em Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil, pausou sua profissão por acreditar que “mulheres sem medo mudam o mundo”. Desde então criou o Malalai, aplicativo que oferece segurança pessoal às mulheres.

Na ocasião, será exibido com exclusividade o primeiro episódio da primeira temporada da série documental Cidade das Minas, produzida pela Navaranda, que apresenta seis personagens, moradoras de Belo Horizonte, que atuam em diversas frentes pelos direitos das mulheres e pela cidade.

Em exposição, fotos da ação “Vem com as outras”, do coletivo Diálogos [Anôminos], trazendo textos que foram fragmentados e transformados em lambe-lambe pelas mulheres do Morro do Papagaio.

Navaranda

A Navaranda é um grupo de mulheres que acreditam no poder de acolher, mobilizar e trocar experiências com outras mulheres, por meio de eventos como o Museu das Minas; encontros com o Ladies, Wine & Design BH e o Saúde Sem Tabus.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

 

Informações sobre o Evento

Início do evento 15/03/2018 - 19:30
Fim do evento 15-03-2018
Período do evento: De 15-03-2018
Até 01-04-2018
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Maio   2024
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui