Que água é essa?

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de Março, o Educativo do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou uma série de atividades com o tema “Que água é essa?”, que serão oferecidas gratuitamente, de terça a sexta, das 13h às 17h, e às quintas, das 16h às 21h. Ao longo das atividades oferecidas no Ateliê Científico, o participante poderá compreender algumas propriedades físico-químicas da água, uma substância essencial à vida e singular em diversos sentidos. Além disso, tais atividades buscam fazer reflexão sobre os rios urbanos e a conflituosa relação entre Belo Horizonte e seus cursos d’água. Confira as atividades e participe! Entrada gratuita, sem inscrições prévias, e classificação livre.
Painel “Somos Todos Água”
De 01 a 29/03
Horário: Horário de funcionamento do Museu.
Que tal fazer uma fotografia em homenagem ao Dia Mundial da Água? Oferecemos um lindo painel que traz informações sobre o percentual de água que compõe o nosso organismo e que visa sensibilizar os visitantes para a importância da água em nosso organismo. Simples, eficiente e sem contraindicações, a água transporta nutrientes e oxigênio para as células, dissolve vitaminas e sais minerais dentro delas, ajuda a desintoxicar os rins, dá flexibilidade aos músculos, lubrifica as juntas ósseas e refrigera o corpo ao expulsar pela pele o suor aquecido, sendo, portanto, imprescindível à vida. Depois do clique, você pode postar sua foto nas mídias sociais, usando a hashtag #somostodossagua #diamundialdaagua, marcar o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e multiplicar essa ideia.
Dinâmica: Água Virtual
01/03 (quinta)
Horário de funcionamento do Museu, com duração de, aproximadamente, 15 minutos.
Você sabia que, para produzirmos um computador, gastamos em média 31.500 litros de água? Nesta dinâmica, serão abordados os usos indiretos dos recursos hídricos por meio de diversos bens de consumo. Duração aproximada de 15 minutos.
Dinâmica: Em qual bacia hidrográfica você mora?
De 02 a 29/03
Horário: De terça a sexta, das 13 às 17h, e às quintas, das 16h às 21h.
Você sabe responder a essa pergunta? Nesta dinâmica, os participantes serão apresentados conceitos referentes às bacias hidrográficas, à importância deste recorte territorial na gestão dos recursos hídricos e, especificamente, conhecerão em qual bacia hidrográfica ele está inserido. Assim, dialogaremos sobre a importância do reconhecimento, recuperação e preservação dos cursos d´água locais e os conflitos referentes uso e ocupação do solo no meio urbano.
Oficina: Que água é essa?
De 02 a 29/03
Horário: De terça a sexta, das 13 às 17h, e às quintas, das 16h às 21h.
“Que água é essa?” busca oferecer experiências instigantes que possibilitem compreender as características, propriedades e processos que envolvem a água, de forma a contribuir para a discussão sobre o seu uso consciente e sustentável. Até onde no Universo é possível de se procurar, o nosso planeta é um dos corpos celestes que apresentam elevadas concentrações de água em estado líquido. Mas isso não significa que essa substância seja rara no cosmos. Os avanços tecnológicos e científicos da segunda metade do Século XX comprovaram aquilo que Tales de Mileto afirmava na Grécia Antiga: “O Universo é feito de água”. A ocorrência de água, pretérita e presente, ao longo das galáxias é estudada por meio de grandes investimentos, visto que se trata de item essencial à vida e que possui características físico-químicas singulares. Venha descobrir com a gente “que água é essa?”
Bicicletada: acaba o rio acaba o mundo
17/03 (sábado), às 10h
Saída da entrada principal do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Que tal fazer uma travessia de bicicleta ao longo de trechos do Córrego Acaba Mundo? Essa bicicletada ecológica possibilitará, além de explorar vários lugares de Belo Horizonte, discutir sobre as transformações promovidas nas paisagens naturais pelos processos de construção dessa cidade, evocando uma das paisagens suprimidas por este processo. Quais elementos paisagísticos podem nos indicar que por debaixo de uma rua corre um rio? Percorreremos trechos do leito do Córrego Acaba Mundo, sendo que tal leito encontra-se canalizado e, acima dele, encontram-se importantes ruas e avenidas de Belo Horizonte, como as Avenidas Uruguai e Afonso Pena e a Rua Professor Morais. Venha conosco nessa travessia!
Contação de Histórias
29/03 (quinta), às 18h30
Que água é essa que move moinhos, memórias e histórias? Que gira a roda da vida e vira cantiga, e vira ciranda? Por meio de cantigas e histórias, será abordada a relação entre a mulher e a água.
Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Informações sobre o Evento

Início do evento 01-03-2018