Live “Imperatriz Leopoldina como Naturalista e Amante da Natureza”

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza, no dia 22/09, quinta-feira, às 19h, a live “Imperatriz Leopoldina como Naturalista e Amante da Natureza”. O evento integra a 16ª Primavera de Museus, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e celebra os 200 anos da Independência do Brasil.

Leopoldina é considerada uma das mulheres mais importantes da história do Brasil e é reverenciada como uma ‘estrela pop’ – plantas, escolas, um tipo de cerveja, até uma Escola de Samba carreha o seu nome. Na Áustria, seu país de origem, ela é pouco conhecida até hoje. Leopoldina era uma política apaixonada, naturalista e finamente educada. Ela se emancipou de seu pai, o Imperador Francisco I da Áustria e do poderoso Ministro das Relações Exteriores Metternich, para quem ela era apenas uma espécie de “marionete” em interesses geopolíticos.

Leopoldina contribuiu decisivamente para a independência do Brasil. Enquanto os historiadores brasileiros do século XIX se mostraram cientes de sua importância política, os governistas das décadas dos anos de 1960 e 1970 a reduziram ao papel de mártir e mãe sofredora da nação. Somente há cerca de duas décadas, ela ganhou reconhecimento por sua importância para as ciências naturais brasileiras e austríacas.

A live se concentrará nos interesses e conquistas científicas de Leopoldina e em sua socialização na casa dos Habsburgos. Será descrita sua recepção na literatura especializada da época, sua paixão pela pesquisa e sua compreensão da natureza, que é moldada, de um lado pelo Iluminismo e, por outro, pelo romantismo do início do século XIX.

Ursula Prutsch, nascida em Graz, Áustria, em 1965, é professora de história norte-americana e latino-americana no Ludwig-Maximilians-Universität em Munique. Suas áreas de pesquisa são a história do Brasil, Argentina e EUA, migração da Áustria para a América Latina e populismo. Com Enrique Rodrigues-Moura, entre outros, escreveu uma história cultural do Brasil (Bielefeld 2013) uma biografia de Eva Perón (2015), um livro sobre populismo nos EUA e América Latina (2019). Sua biografia de “Leopoldine von Habsburg” será publicada em 20 de setembro de 2022.

16ª PRIMAVERA DE MUSEUS – BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
IMPERATRIZ LEOPOLDINA COMO NATURALISTA E AMANTE DA NATUREZA
Data e horário: 22/09, quinta-feira, às 19h
Local: YouTube do MM Gerdau

Informações sobre o Evento

Início do evento 22/09/2022 - 19:00
Fim do evento 22-09-2022
Registration Start Date 22-09-2022 7:00 pm
Cut off date 22-09-2022
Entrada Programação gratuita.
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Maio   2024
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui