Espaço do Conhecimento UFMG abre excepcionalmente na segunda-feira para observação do trânsito de Mercúrio

O Espaço do Conhecimento UFMG vai abrir as portas excepcionalmente na próxima segunda-feira, 11 de novembro, para a observação de um fenômeno astronômico curioso. O trânsito de Mercúrio poderá ser visto através de um telescópio especial, que possui um filtro solar, no observatório do museu, que funcionará de 11h às 16h. Também haverá sessões no Planetário às 13h, 14h e 15h.

O que é o trânsito de Mercúrio?

Os astrônomos chamam de trânsito de um planeta quando ele passa diretamente em frente à estrela que orbita. Como a Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, conseguimos observar apenas os trânsitos de Mercúrio e Vênus.

Na próxima segunda-feira, Mercúrio poderá ser visto como um pequeno ponto preto cruzando o disco solar. Visto da Terra, o diâmetro de Mercúrio é da ordem de 1/160 do diâmetro do Sol, ou seja, bem pequenininho.

O fenômeno terá início às 09h35. O pequeno planeta passará pela frente do Sol, alcançando o ponto mais próximo do centro da estrela aproximadamente às 12h20 e saindo por volta das 15h03.

Mercúrio levará cinco horas e meia para cruzar o disco solar. Embora muito mais comum que o trânsito de Vênus, um trânsito de Mercúrio acontecerá apenas 14 vezes no século 21. O último ocorreu em maio de 2016. O próximo está previsto para 13 de novembro de 2032.

Cuidados ao observar o Sol

O Espaço alerta para o perigo de olhar diretamente para o Sol sem um filtro solar ou outra proteção adequada para os olhos, o que pode resultar em cegueira. Quem deseja assistir ao fenômeno de forma segura pode participar da observação no museu, com entrada gratuita. Apenas as sessões no Planetário são pagas. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Informações sobre o Evento

Início do evento 11/11/2019 - 11:00
Fim do evento 11/11/2019 - 16:00
Período do evento: De 11-11-2019
Até 11-11-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui