Espaço do Conhecimento UFMG abre excepcionalmente na segunda-feira para observação do trânsito de Mercúrio

O Espaço do Conhecimento UFMG vai abrir as portas excepcionalmente na próxima segunda-feira, 11 de novembro, para a observação de um fenômeno astronômico curioso. O trânsito de Mercúrio poderá ser visto através de um telescópio especial, que possui um filtro solar, no observatório do museu, que funcionará de 11h às 16h. Também haverá sessões no Planetário às 13h, 14h e 15h.

O que é o trânsito de Mercúrio?

Os astrônomos chamam de trânsito de um planeta quando ele passa diretamente em frente à estrela que orbita. Como a Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, conseguimos observar apenas os trânsitos de Mercúrio e Vênus.

Na próxima segunda-feira, Mercúrio poderá ser visto como um pequeno ponto preto cruzando o disco solar. Visto da Terra, o diâmetro de Mercúrio é da ordem de 1/160 do diâmetro do Sol, ou seja, bem pequenininho.

O fenômeno terá início às 09h35. O pequeno planeta passará pela frente do Sol, alcançando o ponto mais próximo do centro da estrela aproximadamente às 12h20 e saindo por volta das 15h03.

Mercúrio levará cinco horas e meia para cruzar o disco solar. Embora muito mais comum que o trânsito de Vênus, um trânsito de Mercúrio acontecerá apenas 14 vezes no século 21. O último ocorreu em maio de 2016. O próximo está previsto para 13 de novembro de 2032.

Cuidados ao observar o Sol

O Espaço alerta para o perigo de olhar diretamente para o Sol sem um filtro solar ou outra proteção adequada para os olhos, o que pode resultar em cegueira. Quem deseja assistir ao fenômeno de forma segura pode participar da observação no museu, com entrada gratuita. Apenas as sessões no Planetário são pagas. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Informações sobre o Evento

Início do evento 11/11/2019 - 11:00