Café Controverso: Edição Especial Viver Bem debate indicadores e resultados socioculturais

As edições do Café Controverso patrocinadas pelo Instituto Unimed-BH iniciam a temporada 2019 com uma nova proposta. O evento é mensalmente realizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG e, no ano passado, teve como foco a saúde física. Agora, ele passa a ser o Café Controverso: Edição Especial Viver Bem. Com a mudança, especialistas vão discutir assuntos relacionados a uma visão mais ampla da saúde, abordando transformação social, qualidade de vida e bem-estar.

A primeira edição terá como tema Transformação social e cultura: como podemos avaliar e medir nossas ações?, chamando atenção para a importância da avaliação dos impactos dos projetos socioculturais para a comunidade e a cidade. O bate-papo acontece no sábado, 27 de abril, de 10h às 12h, no Espaço do Conhecimento  UFMG. Os dois convidados atuam na área de sustentabilidade e de projetos culturais e apresentarão reflexões e cases sobre suas experiências no setor.

Um dos debatedores é o consultor Rafael Tello, fundador e diretor da NhK Sustentabilidade, empresa de consultoria na área de sustentabilidade e professor associado da Fundação Dom Cabral. Economista pela UFMG, Rafael tem especialização em Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral e MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Leuphana Universität, na Alemanha. No evento, ele mostrará sob o ponto de vista conceitual a importância dos indicadores na avaliação do potencial de transformação social de uma comunidade e como isso pode contribuir na análise das empresas apoiadoras e executoras. “É importante medir como o recurso está se convertendo em transformação social. A ideia é mostrar como construir essa matriz e como ela se desdobrará em sistemas de gestão. Só dessa forma as entidades patrocinadoras e executoras do projeto terão mais conhecimento sobre os impactos”, afirma.

A outra convidada é Clarice de Assis Libânio, graduada em Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia, pela UFMG. Autora do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, também é coordenadora-executiva da ONG Favela é Isso Aí. Em sua participação no Café Controverso, Clarice falará da experiência à frente da organização, que apoia outras associações que atuam com projetos sociais e culturais em Belo Horizonte. Ela apresentará, ainda, cases de acompanhamento e monitoramento de resultados de diversas organizações socioculturais desenvolvidos durante cursos e seminários promovidos pela ONG.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Informações sobre o Evento

Início do evento 27/04/2019 - 10:00
Fim do evento 27/04/2019 - 12:00
Período do evento: De 27-04-2019
Até 27-04-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Maio   2024
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui