Nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG leva visitantes a um passeio interativo pelas dinâmicas da energia em movimento

O que move os seres humanos? Instinto, curiosidade, desejo? A energia, com certeza! E, no mundo de hoje, a tecnologia não fica de fora dessa equação. Vivemos diariamente em meio esses mecanismos, mas quase nunca paramos para analisá-los. Como movemos as coisas? Como elas se movem? Essa reflexão está em pauta na nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG, Energia em Movimento, que entra em cartaz no dia 30 de março e fica aberta ao público por seis meses.

Resultado de uma parceria com a Petrobras e com curadoria do professor da Escola de Arquitetura da UFMG Jose dos Santos Cabral Filho, a mostra é um convite a um mergulho pelas interseções entre energia, movimento e tecnologia. O passeio começa pelo Gerador de Curiosidades, uma sala escura em que argolas são acionadas pelos visitantes e acendem palavras em caixas penduradas pelo teto. Em seguida, é possível fazer um percurso pela Floresta de Verbetes, onde tecidos também suspensos apresentam conceitos relacionados ao tema na voz de especialistas de áreas diversas, como física, música, política, turismo, economia e artes digitais.

Nessa mata povoada por palavras, há entradas para salas que respondem a perguntas instigantes. Na seção O que nos move?, placas revelam outro resultado ao olhar no espelho. Ver a si mesmo, os outros e o que há do outro lado de forma multiplicada impulsiona uma reflexão sobre identidade, pulsação, curiosidade e vários outros aspectos que movem os humanos. Já em O que movemos, um mapa-múndi e o mapa do Brasil se sobrepõem a setas que mostram fluxos migratórios pelo globo. Do outro lado, fotografias de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Recife contam a dinâmica de alguns movimentos sociais recentes, como o carnaval de rua e os protestos de 2013.

Se o visitante seguir por essa floresta, chega à instalação Como as coisas se movem?, onde móveis propõem interações divertidas e revelam, em uma tela à frente, o funcionamento de alguns sistemas que envolvem energia e movimento. Por fim, a sala Como movemos as coisas? aborda aspectos das matrizes energéticas e a articulação entre combustíveis, máquinas, motores, dentre outros.

Energia em Movimento tem entrada gratuita e classificação livre.

Informações sobre o Evento

Início do evento 30/03/2019 - 10:00
Fim do evento 30/09/2019 - 17:00
Período do evento: De 30-03-2019
Até 30-09-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Maio   2024
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui