Mulheres no STEM! Profissionais de destaque nas carreiras de exatas e ciências naturais discutem a participação feminina no Café Controverso

STEM é a sigla em inglês para as palavras Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Esses termos englobam diferentes campos do saber e dizem respeito a áreas que geram cada vez mais oportunidades. Ainda assim, de acordo com a ONU Mulheres, apenas 35% dos alunos matriculados na universidade nesses cursos são do gênero feminino. E não para por aí: o problema tem raízes no ensino básico e chega até o mercado de trabalho do ramo, onde elas também estão em menor número.

O cenário é preocupante. Não perdem apenas as mulheres, que deixam de embarcar nas carreiras do setor, mas toda a sociedade, que não explora as potencialidades e contribuições delas, metade da população. Isso prova a necessidade de promover a igualdade de gênero nesses nichos. Como fazer isso?

Tudo começa na escola, onde meninas devem ser encorajadas a fazerem escolhas livres de estereótipos de gênero. Uma pesquisa realizada pela Microsoft em parceria com a Unesco mostrou que garotas que têm contato com professoras, pesquisadoras e outras profissionais do STEM têm o dobro de chance de se interessar pela área.

Discutir a trajetória e a experiência dessas mulheres inspiradoras é a proposta do Café Controverso: Diálogos do Movimento, que, em março, traz o temaMulheres no STEM: liderança e reconhecimento nas exatas.

Para a conversa, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe Sylvia dos Anjos, doutora em Geologia pela Universidade de Illinois e gerente de Aplicações Tecnológicas de Libra da Petrobras. Debate com ela a professora do Departamento de Química da UFMG e coordenadora do Laboratório de Produtos de Biomassa e do Laboratório de Ensaios de Combustíveis da UFMG Vanya Pasa.

Café Controverso: Diálogos do Movimento é realizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG em parceria com a Petrobras. O evento é gratuito e aberto ao público, que poderá participar fazendo perguntas às especialistas.

Informações sobre o Evento

Início do evento 30/03/2019 - 10:00
Fim do evento 30/03/2019 - 10:00
Período do evento: De 30-03-2019
Até 30-03-2019
Entrada Gratuito

Buscar evento

Maio   2024
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui