Espaço do Conhecimento UFMG promove debate sobre a violação dos direitos humanos em desastres de mineradoras

Há apenas dois anos, a atuação de mineradoras foi apontada como uma das principais causas de violação dos direitos humanos no país pela iniciativa Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil. Era 2017, e Minas Gerais ainda sofria com as consequências do rompimento da barragem de Fundão, da empresa Samarco, o que deixou 19 mortos e uma enxurrada de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Em todo o território brasileiro, há 3.387 barragens em categoria de risco ou com dano potencial altos. Em solo mineiro, são 202 nessa situação, segundo a Agência Nacional de Águas.

Mesmo com as lições tiradas da tragédia em Bento Rodrigues, outra de maior proporção assolou a região metropolitana de BH, em Brumadinho, no início deste ano, e acendeu novamente o alerta: até quando as mineradoras e o poder público negligenciarão sua responsabilidade social e ambiental sobre essas áreas? Grupos locais seguem sem acesso a bens naturais vitais, como terra e água. A fim de discutir esse desafio, que é a garantia da não violação dos direitos humanos na cadeia produtiva e no entorno de mineradoras, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza no próximo sábado, 16 de março, às 10h, um debate entre especialistas no assunto.

Com entrada gratuita, o Café Controverso: desastres de mineradoras e violações dos direitos humanos recebe Cristiana Losekann, Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, e André Luiz Freitas Dias, Doutor em Ciências pelo Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas) e Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

O debate começa com falas breves dos convidados e, em seguida, abre espaço para perguntas dos participantes. A classificação é livre.

Participa UFMG

O evento integra a programação do Participa UFMG – Brumadinho, programa da Universidade que visa a assistir a população atingida pelo rompimento com ações de curto, médio e longo prazo.

Informações sobre o Evento

Início do evento 16/03/2019 - 10:00
Fim do evento 16-03-2019
Período do evento: De 16-03-2019
Até 16-03-2019
Entrada Gratuita
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui