CCBB Educativo

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO –  ARTE E EDUCAÇÃO

O Programa CCBB Educativo –  Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

 

VISITAS EDUCATIVAS AGENDADAS

Segundas, quartas, quintas e sextas

Duração: 1h00 ou 1h30                         

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, buscando criar um espaço de diálogo e troca de experiências e saberes, aliado às práticas artísticas, culturais e sociais abordadas pelas exposições. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, acolhendo os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento, é possível escolher entre opções de visitas à exposição, acrescidas de prática de ateliê ou visita patrimonial. Consulte os horários disponíveis para visitas em Libras.

E-mail para agendamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

VISITAS MEDIADAS

De quarta a segunda, às 11h00 e às 18h00

Duração: 1h00

Nessas visitas os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados a partir das narrativas presentes na exposição Paul Klee - Equilíbrio Instável, em cartaz durante todo o mês de outubro.

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

Domingos e sextas, às 18h00; quintas, às 16h00

Duração: 1h00

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores.

 

 

LUGAR DE CRIAÇÃO

Sábados, domingos e feriados, às 11h00 e às 15h00*

Duração: 2h00

Os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando à ocupação, à convivência, à criação e ao diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, juntando-se à nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

*Não haverá Lugar de Criação no dia 12, às 11h00 e 15h00, bem como no dia 19, às 15h00, em virtude das ações Dia das Crianças/Aniversário BB e Múltiplo Ancestral, previstas para o mesmo horário.

LUGAR DE CRIAÇÃO EM LIBRAS

Domingos, às 17h00

Duração: 1h00

Um Lugar de Criação com ações acessíveis a todos, promovendo a cultura surda.

ATIVIDADE EXTRA – DIA DAS CRIANÇAS/ANIVERSÁRIO BB

Com Leo Ladeira

Sábado, dia 12, às 11h00 e às 15h00

Duração: 2h00

Dia das Crianças

Data primeira

Para brinquedos e brincadeiras

Quem não vier

Vai dar bobeira

Corda, elástico

Vaivém de plástico,

Perna de pau, pique cola, Barra

Manteiga, cabra cega...

Pai, mãe, primo, vó, vô…

Viva a infância!

Lá vou eu…!

Vem que é de graça!

E é pra todo mundo!

Leo Ladeira é artista com atuação nas áreas de teatro de rua, de bonecos, circo e artes gráficas. É “iluscritor” para crianças, é brincante! Tanto fôlego não é para menos: em suas performances estabelece uma comunicação imediata, em geral cheia de graça ou poesia.

TRANSVERSALIDADES

Com Fernanda Regaldo

Quarta, dia 16, às 19h00

Duração: 2h00

Curso para professores e educadores que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, territórios e patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas. Conta com intérprete de Libras.

Neste encontro, Fernanda Regaldo busca discutir como nossas cidades são construídas e como as crianças circulam e se relacionam com elas. Se uma cidade adequada para crianças é boa para qualquer cidadã ou cidadão, é preciso deslocar com urgência a perspectiva e repensar como e para quem produzimos e vivemos a urbanidade.

Fernanda Regaldo é mestre em política comparada pela London School of Economics, na Inglaterra, é editora da revista PISEAGRAMA e pesquisa dinâmicas urbanas e práticas espaciais. É coautora do livro "A Natureza Mora ao Lado" (2011) e coorganizadora dos livros "Guia Morador de Belo Horizonte" (2013), "Escavar o Futuro" (2014) e "Urbe Urge” (2018).

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

MÚLTIPLO ANCESTRAL – Quantas idades tem uma cidade?

Com Manga de Vento

Sábado, dia 19, às 15h00

Duração: 2h00

No mês da criança, o Programa CCBB Educativo desenvolve uma série de atividades com o tema “As crianças e a cidade”. Dentro dessa programação, o Múltiplo Ancestral recebe uma instalação temporária da equipe da revista infantil Manga de Vento.

Trata-se de uma instalação que brinca com a ideia de que a Praça da Liberdade é a infância da cidade, ao mesmo tempo em que abriga várias outras camadas de idade. Em Quantas idades tem uma cidade? estarão disponíveis diversas possibilidades de interação, como a gravação em áudio de perguntas para o prefeito de Belo Horizonte; a intervenção das crianças em mapas da cidade; a manipulação de fotos antigas da praça, possibilitando a comparação com o local atualmente; o desenho de como você imagina o interior de um apartamento do edifício Niemeyer, com a possibilidade de enviá-lo em carta para um morador do prédio vizinho ao CCBB.

A revista Manga de Vento, dirigida por Livia Arnaut e Cibele Carvalho, é uma revista digital que se propõe a explicar temas da atualidade para crianças.

PROCESSOS COMPARTILHADOS

Com Fernando Maculan

Quarta, dia 30, às 14h00

Duração: 5h00

Nesta edição de Processos Compartilhados recebemos o arquiteto Fernando Maculan para uma conversa e um experimento sobre expografia, abordando trabalho interdisciplinar, processos de criação e conceitos sobre a relação da obra de arte com o corpo, o espaço e a luz.

Maculan tem se dedicado desde 2005 a projetos expográficos, dentre os quais se destacam as exposições Tipografia-Cerâmica, de Máximo Soalheiro no Palácio das Artes; O outro lado da montanha, de José Luiz Pederneiras na Galeria do Minas; de Cláudia Andujar, William Kentridge e Paul Pfeiffer, todos no Inhotim; e mostras como Vivere Minas, em Turim, e Visiones de la Tierra / El mundo Planeado, em Madri.

O encontro é voltado para estudantes, arquitetos, designers, artistas e demais profissionais do campo da arte e da cultura.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Informações sobre o Evento

Início do evento 30/10/2019 - 10:00
Fim do evento 31/10/2019 - 22:00
Período do evento: De 02-10-2019
Até 31-10-2019
Entrada Gratuito
Local CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui