Quartas Italianas - A Iconografia de São Francisco na Arte do período Medieval ao Barroco

QUARTAS ITALIANAS - A ICONOGRAFIA DE SÃO FRANCISCO NA ARTE DO PERÍODO MEDIEVAL  AO BARROCO

O italiano Stefano Pepetti, diretor da Pinacoteca Civica Di Ascoli Piceno na Itália, irá falar sobre a exposição "São Francisco na arte de mestres italianos", da qual é um dos curadores. O palestrante abordará a construção da iconografia de São Francisco de Assis na arte, de período Medieval ao Barroco.

As pinturas de Tiziano, Perugino, Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli, entre outros, serão reveladas através do olhar desse historiador e especialista da arte italiana. Uma oportunidade única de ouvir o curador desta exposição, inédita no Brasil, falar sobre os símbolos, detalhes e desenvolvimento da imagem de um dos santos mais retratados da história oriental.

Papetti também irá percorrer os conceitos que norteiam os três eixos da exposição: Imagem, Os estigmas e Conversas Sagradas. Primeiramente representado como um pobre homem faminto e malvestido, depois como um belo santo com as chagas de Cristo, a iconografia de São Francisco chega ao ápice no momento em que ele divide espaço com as figuras mais importantes do catolicismo, Maria e Jesus, e com seus discípulos, os franciscanos. A participação é gratuita, sujeita à lotação do espaço (200 lugares). Distribuição de senhas a partir das 18h30.

Prof. Stefano Papetti

Historiador e conservador italiano. Diretor da Pinacoteca Civica, da Galleria Civica di Arte Contemporanea Osvaldo Licini e do Museo dell’Arte Ceramica de Ascoli Piceno. Professor de Museologia e Restauro de Bens Culturais da Universitá degli Studi di Camerino e presidente da Fondazione Salimbeni de San Severino Marche. Curou diversas exposições dedicadas ao período Gótico e aos pintores do Renascimento italiano.

SERVIÇO

Dia: 8/agosto

Horários: 19h30 às 21h

Vagas: 200 vagas (A distribuição das senhas será a partir das 18h30)

Informações:  (31) 3289-8900

Informações sobre o Evento

Início do evento 08-08-2018
Período do evento: De 08-08-2018
Até 08-08-2018
Entrada Gratuito
Local Casa Fiat de Cultura

Location Map

Buscar evento

Maio   2024
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui