Caderno de memória dos rios: oficina cartonera

Se a condição do tempo presente é a destruição de muitos de nossos rios, por outro lado, tanto no passado, com as memórias que temos, quanto no futuro – lugar de nossas esperanças e fabulações – esses rios já foram e poderão ser limpos, vivos e vividos novamente. Caderno de memória dos rios: oficina cartonera é um convite para trabalhar a memória e as histórias que as e os participantes carregam, afetivamente, dos rios de sua infância, como registro de relações éticas com a natureza e também construção de imagens que podem ser revividas no futuro.

Com vaga para 15 participantes, o encontro, em formato de ateliê, terá duração de três horas, durante as quais as histórias compartilhadas por cada participante serão editadas em conjunto e transformadas em um pequeno livro de memórias coletivas. Assim, os participantes poderão levar um exemplar da publicação para casa como registro material das trocas proporcionadas oficina. E para isso, não é necessário ter experiência prévia com publicações!

Sobre a artista:
Sol Barreto é formada em Letras, pós-graduada em Teoria Literária, Literatura Brasileira e Gestão Cultural. Atua na coordenação da Editora Cartonera Catapoesia e da Biblioteca Comunitária Trilhas da Palavra, ambas com sede no Mercado Novo. Pesquisadora das manifestações culturais populares em comunidades rurais onde atua por meio da coleta de memórias e de histórias orais para compor livros cartoneros, contribuindo para a democratização do acesso à escrita e à leitura.

Encontro: 10/09 (sábado), das 10h às 13h
Onde: Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600)
Para participar, preencher o formulário disponível AQUI.

Informações sobre o Evento

Início do evento 10/09/2022 - 10:00