CENTRO DE ARTE POPULAR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 12 ANOS COM A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “A SEDE DE MINHA ALMA”, DA ARTISTA ANDREA SCARPELLINI

Centro de arte Popular celebra aniversário de 12 anos com a abertura da exposição “A sede de minha alma”, da artista Andrea Scarpellini
Primeira individual da artista apresenta trabalhos em pintura e cerâmica

Na próxima quinta-feira, dia 21 de março, a partir das 19h, o Centro de Arte Popular abre as portas para receber a primeira exposição individual de Andrea Scarpellini, “A sede de minha alma”, que apresenta ao público trabalhos em pintura e cerâmica dispostos em uma linha do tempo, construindo a narrativa da trajetória da artista.

“A sede de minha alma é minha primeira exposição individual e estou muito feliz por exibir meu trabalho em Belo Horizonte, capital do meu Estado. Sou grata por essa oportunidade e quero mostrar o melhor de minha obra para o público mineiro” revela a artista.

A exposição marca a comemoração dos 12 anos de criação do museu, inaugurado em 19 de março de 2012, com o objetivo de preservar e difundir a cultura e a arte popular mineira.

Andrea Scarpellini

Nascida em Patos de Minas e descendente de italianos e alemães, como um leve e levado fio de água que escorre pelas montanhas, Andrea chegou à cidade de Araxá com 3 anos, onde passou a viver com sua família. Sua paixão pela arte teve início com seus pais, Dina e Orlando, duas pessoas que já traziam consigo dons artísticos admiráveis. Apelidado de Branco, seu pai era perfeccionista e trabalhava com mármore, granito e cimento. Dina, sua mãe, adorava pintar cerâmicas e telas.

Seus primeiros passos na pintura foram conduzidos pela Professora Maria José Paiva Teixeira. Depois de muitos anos sem pintar, e sempre apoiada pelos filhos Marina, Ricardo e Romerinho, Andrea, reencontra o caminho da arte, guiada pelos artistas ribeirão-pretanos Waldomiro Sant'Anna, Eny Aliperti e Miguel Ângelo

Formada em moda, a artista apresenta apurado senso estético, que pode ser percebido nos detalhes das 35 telas pintadas a óleo e diversos objetos em cerâmica, que compõem o acervo da mostra.

Centro de Arte Popular

Criado em 19 de março de 2012, o Centro de Arte Popular faz parte do Circuito Liberdade e apresenta um amplo panorama de obras que privilegiam a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares, valorizando o trabalho de criadores que traduzem no barro, na madeira e em outros materiais o universo em que vivem.Sua edificação principal foi construída para uso residencial na década de 1920, tendo sido também a sede do antigo Hospital São Tarcísio.

No ano de 2012, a edificação foi adaptada para abrigar o CAP, onde o público pode conhecer obras de artistas de várias regiões de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha, Cachoeira do Brumado, Divinópolis, Prados, Ouro Preto, Sabará e outras, entrando em contato com elementos representativos da pluralidade da cultura mineira.

O edifício possui quatro salas de exposição permanente, uma para exposições temporárias, um auditório para 60 lugares, uma sala para oficinas de arte e ainda um pátio interno.

Serviço:

Exposição a “A Sede de Minha Alma” - mostra individual de Andrea Scarpellini