CENTRO DE ARTE POPULAR INAUGURA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

  • Moda Site Circuito Jpg

A exposição “Névoas de Ouro Preto”, do coletivo Mineiro 6+1, apresenta a história de três personagens ilustres da cidade: Marília de Dirceu, Dona Olympia e Alberto da Veiga Guignard.

O Centro de Arte Popular abre ao público a nova exposição temporária “Névoas de Ouro Preto”, do coletivo mineiro “6+1”.

A exposição conta a história de Ouro Preto, a partir da perspectiva de três personagens reais que viveram na cidade e que tiveram o “coração partido” por decepções amorosas e outras mazelas: Maria Doroteia Joaquina de Seixas, conhecida como Marília de Dirceu, Dona Olympia e Guignard. As histórias são enredadas pelos contos do escritor e jornalista mineiro Paulo Mendes Campos.

Os três moradores icônicos de Ouro Preto chegam à mostra, em Belo Horizonte, por meio de 22 obras que expressam algo diferente do saber histórico, inspiradas por escritos de Paulo Mendes Campos, com referenciais no amor, na frustração amorosa, na busca de saídas para as dores subjetivas e na solidão.

Criado em fevereiro de 2022, o coletivo “6+1” é composto por Ângela Costa, Fátima Mirandda, Letícia Pinto, Liliane Coelho, Mônica Batitucci, Regina Moraes e Marcos Esteves.

“Névoas de Ouro Preto” faz parte da programação da 6ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, projeto da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo que propõe a extensão do horário de funcionamento dos equipamentos culturais de todo o estado uma vez ao mês.

EXPOSIÇÃO “NÉVOAS DE OURO PRETO”, do coletivo mineiro “6+1”
Abertura: 14 de março de 2024
Horário: 19h às 21h
Período de Visitação: 14 de março a 28 de abril de 2024
Local: Centro de Arte Popular
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes - BH/MG
Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-Feira 12h às 18h30 Sábados, Domingos e Feriados 11h às 17h.


Facebook:
https://www.facebook.com/centrodeartepopular.mg/
Instagram:
https://www.instagram.com/centrodeartepopular

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui