TESOUROS ANCESTRAIS DO PERU

Entre os dias 28 de fevereiro e 6 de maio, o CCBB BH recebe a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, que exibe 162 peças em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, que permitem uma viagem pelas antigas civilizações andinas até a cristalização do Império Inca.

Reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru, o conjunto raro de objetos, descobertos em diversas expedições arqueológicas, pertence à Fundação Mujica Gallo e também faz parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.

 

SOBRE O EVENTO

A exposição promove uma jornada através de objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano que nos conduzem à rica história dos povos andinos. As peças de ouro, prata, cobre, cerâmica e têxteis que compõem a exposição abrangem um período histórico que vai desde 900 a.C até 1600 d.C. Essas peças pertencem a civilizações que se estendiam ao longo da cordilheira dos Andes e da costa oeste do continente, do norte ao sul, até cristalizar as fronteiras do Império Inca, a mais vasta civilização da América até a época da colonização.

SERVIÇO

Data: 28/02 à 06/05/2024.
Local: Centro Cultural Banco Do Brasil – CCBB Belo Horizonte - Galerias do 3° andar e Pátio.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Horário: De quarta a segunda, das 10h às 22h.
Classificação: Livre.

A exposição ocorre no Pátio e nas Galerias do 3º Andar. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso em nossa bilheteria ou https://ingressos.ccbb.com.br/exposicao-tesouros-ancestrais-do-peru__1489

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui