Museu Mineiro inicia 2024 com nova exposição temporária: “Anti-Vórtex: Alvimar Maia”

Museu Mineiro inicia 2024 com nova exposição temporária: “Anti-Vórtex: Alvimar Maia”
A mostra tem curadoria de Nydia Negromonte e Marcelo Drummond, do Espai Ateliê

No próximo dia 11 de janeiro, quinta-feira, às 18h, o Museu Mineiro inaugura a exposição “Anti-Vórtex – Avilmar Maia”, em parceria com o Espai Ateliê. A mostra apresenta o desenho-letra-forma, tudo junto, sem fronteiras entre uma linguagem e outra, além de personagens, cenas e esboços. Ao artista, não interessa a narrativa, de fato, mas a juntura, esse algo que une a parte forma, a parte sem forma, a parte compreensível e a parte fora dessa compreensão.

“Algum esboço de uma narrativa pode aparecer em alguns momentos, ou melhor, nas lembranças de uma cena marcante, como a do cortejo religioso em São Pedro, um vilarejo perdido no norte de Minas. Aos 4 anos, esse encontro causa algo que podemos dizer turbilhonante, um vórtex”, explica o artista.

Com curadoria do Espai Ateliê, representado pela artista Nydia Negromonte e pelo artista gráfico e professor Marcelo Drummond, a série Anti-vórtex é composta por 14 telas, produzidas entre os anos 2021 e 2022, tendo a madeira como suporte. Uma pesquisa que sucede a série ”O Cortejo”, com 18 esculturas produzidas no mesmo ano em pó de bronze e resina, que também compõem a exposição. Nesta trajetória, a pesquisa do artista sai do tridimensional e vai, intuitivamente, em direção à bidimensionalidade, fundindo signos gráficos que ora se difundem, ora se confundem e ora se organizam.

Alvimar Maia

Nascido em Montes Claros (MG), em 1970, Avilmar Maia iniciou sua formação artística em 2006, quando deu início a um curso de escultura; em seguida, estudou desenho na Escola Guignard, história da arte e frequentou cursos livres da Faculdade de Belas Artes da UFMG. Desde 2018 faz parte do Espai Ateliê, ao lado de Marcelo Drummond e Nydia Negromonte. Realizou uma exposição individual na Piccola Galeria, na Casa Fiat de Cultura, além de diversas exposições coletivas em Belo Horizonte, Londrina, Curitiba, Nova York (EUA), Paris (França) e Helsinque (Finlândia). Avilmar Maia graduou-se em Medicina pela UniMontes, especializou-se em Psiquiatria e fez Mestrado em Teoria Psicanalítica na UFMG. Atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte.

Museu Mineiro

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.

 

Serviço:

EXPOSIÇÃO “ANTIVÓRTEX – AVILMAR MAIA”

Curadoria: Espai Ateliê (Nydia Negromonte e Marcelo Drummond)

Abertura: 11 de janeiro de 2024

Horário: 18h

Período de visitação: 12 de janeiro a 24 de fevereiro de 2024

Horário de visitação:
Terça a Sexta: das 12h às 19h
Sábados e domingos: das 11h às 17h

Local: Museu Mineiro
Entrada Gratuita

 

MUSEU MINEIRO

Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Centro – BH/MG. CEP: 30130-180

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/

Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro/

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui