RPG no Museu: Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG promove uma divertida aventura pela origem da humanidade

A atividade gratuita acontece no dia 28/01 (domingo), às 15h, e integra a programação das #FériasNoMuseu

Belo Horizonte, 23 de janeiro de 2023 - Durante a reta final das férias de janeiro, o Espaço do Conhecimento UFMG segue promovendo atrações diversas que encantam participantes de todas as idades. Entre as últimas atividades do mês, o público poderá se divertir e aprender mais sobre a origem da humanidade em uma tarde de “RPG no Museu”, no dia 28/01 (domingo), às 15h.

A oficina irá promover um jogo de RPG (role playing game - jogo de interpretação de papéis), baseado no módulo “Vertentes” da exposição “Demasiado Humano”. Essa modalidade de jogos permite que cada participante escolha as características do personagem que será interpretado, em uma narrativa conduzida pelo “mestre do jogo”. Com elementos repletos de magia e emoção, a intrigante oficina estimula a criatividade e proporciona uma aventura que desenvolve a imaginação.

A partir do uso de dados de seis, oito e vinte lados, a atividade visa abordar a origem da humanidade e suas variadas relações sociais e culturais de modo lúdico. A participação, para todos os públicos a partir de 06 anos, acontece mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis 2h antes do início da atividade. O preenchimento das 10 vagas será por ordem de chegada.

Demasiado Humano

Primeira exposição de longa duração do Espaço do Conhecimento UFMG, “Demasiado Humano” explora as relações estabelecidas entre as culturas na produção e aquisição de conhecimento. A mostra apresenta ao público o resultado de diversas pesquisas desenvolvidas na UFMG, nas áreas de astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia. A exposição aborda como a humanidade constrói suas formas de conhecimento – como as poéticas, filosóficas, científicas, tradicionais ou modernas –, que se destinam a narrar ou explicar as origens, trajetórias e destinos dos seres. Ao todo são três seções temáticas: Aleph, Origens e Vertentes. Os conteúdos da exposição foram desenvolvidos por um grupo multidisciplinar, composto por cerca de 40 pesquisadores da UFMG, além de profissionais de diversas áreas.

Serviço: Oficina “RPG no Museu”

Quando: 28/01 (domingo), às 15h

Público: Todos os públicos, a partir de 06 anos - Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Duração aproximada: 1h