RPG no Museu: Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG promove uma divertida aventura pela origem da humanidade

RPG no Museu: Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG promove uma divertida aventura pela origem da humanidade

A atividade gratuita acontece no dia 28/01 (domingo), às 15h, e integra a programação das #FériasNoMuseu

Belo Horizonte, 23 de janeiro de 2023 - Durante a reta final das férias de janeiro, o Espaço do Conhecimento UFMG segue promovendo atrações diversas que encantam participantes de todas as idades. Entre as últimas atividades do mês, o público poderá se divertir e aprender mais sobre a origem da humanidade em uma tarde de “RPG no Museu”, no dia 28/01 (domingo), às 15h.

A oficina irá promover um jogo de RPG (role playing game - jogo de interpretação de papéis), baseado no módulo “Vertentes” da exposição “Demasiado Humano”. Essa modalidade de jogos permite que cada participante escolha as características do personagem que será interpretado, em uma narrativa conduzida pelo “mestre do jogo”. Com elementos repletos de magia e emoção, a intrigante oficina estimula a criatividade e proporciona uma aventura que desenvolve a imaginação.

A partir do uso de dados de seis, oito e vinte lados, a atividade visa abordar a origem da humanidade e suas variadas relações sociais e culturais de modo lúdico. A participação, para todos os públicos a partir de 06 anos, acontece mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis 2h antes do início da atividade. O preenchimento das 10 vagas será por ordem de chegada. 

Demasiado Humano

Primeira exposição de longa duração do Espaço do Conhecimento UFMG, “Demasiado Humano” explora as relações estabelecidas entre as culturas na produção e aquisição de conhecimento. A mostra apresenta ao público o resultado de diversas pesquisas desenvolvidas na UFMG, nas áreas de astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia. A exposição aborda como a humanidade constrói suas formas de conhecimento – como as poéticas, filosóficas, científicas, tradicionais ou modernas –, que se destinam a narrar ou explicar as origens, trajetórias e destinos dos seres. Ao todo são três seções temáticas: Aleph, Origens e Vertentes. Os conteúdos da exposição foram desenvolvidos por um grupo multidisciplinar, composto por cerca de 40 pesquisadores da UFMG, além de profissionais de diversas áreas.

Serviço: Oficina “RPG no Museu”

Quando: 28/01 (domingo), às 15h 

Público: Todos os públicos, a partir de 06 anos - Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 10 participantes

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Assessoria de Comunicação: Fernando Silva

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 98628-4885


 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui