É Noite de Natal: pinturas do artista Hélio Faria

A delicada arte sacra de Hélio Faria ganha destaque no Palácio da Liberdade em dezembro, promovendo um encontro entre a tradição natalina e a cultura mineira. A exposição É noite de Natal: pinturas do artista Hélio Faria, com nove obras realizadas a partir da técnica óleo sobre tela, tem curadoria da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e integra a programação do Natal da Mineiridade. Reunindo quadros que compõem o acervo do Palácio da Liberdade, a mostra promove um passeio por obras do artista belo-horizontino que recriam o nascimento do menino Jesus. Com abertura na terça-feira (5/12), às 17h, a exposição poderá ser visitada de 6/12/23 (quarta-feira) a 7/1/24 (domingo)de quarta a sexta-feira, entre 12h e 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. A entrada no Palácio da Liberdade é gratuita, e a classificação é livre.

Publicitário reconhecido em sua área, Hélio Faria também se dedicou à pintura sacra e à literatura infanto-juvenil, tanto escrevendo quanto ilustrando livros. Como artista plástico, realizou diversas exposições em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Santa Catarina. O artista faleceu em 2020, aos 91 anos.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a exposição É noite de Natal: pinturas do artista Hélio Faria. O Palácio da Liberdade está aberto à visitação, por meio do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal. Brasil, União e Reconstrução. O patrocínio é da Copasa.

Sagradas famílias de Minas – Com obras que vão de 1990 a 1996, os quadros da exposição É noite de Natal: pinturas do artista Hélio Faria trazem releituras da natividade por meio de imagens tipicamente mineiras: as montanhas, serras, igrejas e comunidades de Minas tornam-se então o pano de fundo para a celebração da origem do Natal. Hélio Marques de Faria, um dos seis filhos do artista, reforça o impacto da religião na obra do pai. “Sua relação com a fé está exposta em tudo que fez, seja como publicitário, mas principalmente como artista plástico. A dedicação à pintura sacra, expondo os principais fatos da Bíblia como se acontecidos em Minas, deixa clara sua proximidade com o divino. E Deus foi muito generoso com meu pai. A pintura, os livros, suas atitudes e suas ações demonstram essa generosidade. E ele nos deixou esse lindo legado”, ressalta.

As nove obras que compõem a seleção também se destacam por evocar o universo lúdico das crianças. Com cores saturadas, formas arredondadas – mas ainda assim muito figurativas – e traços simples, os quadros do pintor se assemelham a desenhos animados de temática religiosa, ou aos livros para colorir dados às crianças. Uiara Azevedo, Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, afirma que a força das obras do artista mineiro reside justamente na combinação desse olhar e do tema, universais, junto a uma ambientação regionalizada. “A estética infantil, no sentido mais bonito e criativo que a palavra traz, é o que torna as imagens criadas por Hélio Faria tão próximas de todos nós. É a partir dela que o artista promovia esse encontro entre a tradição do Natal, muito difundida, e os cenários mineiros, próprios do nosso estado e que influenciam totalmente na nossa forma específica de vivenciar o período natalino. A Fundação Clóvis Salgado assume a curadoria desta exposição com muita felicidade, tanto por termos, no Palácio da Liberdade, um acervo tão rico, quanto por podermos oferecer ao público um encontro com pinturas representativas de um artista da relevância de Hélio Faria”, exalta Uiara.

PALÁCIO DA LIBERDADE – Antigo local de trabalho do governador de Minas Gerais, agora sediado no Edifício Tiradentes. O Palácio também foi residência de diversos chefes do executivo estadual e sua construção data do fim do século XX. O prédio e os jardins são abertos à visitação pública gratuita. A edificação compõe o Circuito Liberdade, que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das galerias de arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Informações

Local

Palácio da Liberdade

Horário

Quarta a sexta de 12:00 as 17:00 – Sábado Domingo e Feriados 10:00 as 17:00

Informações para o público

(31) 3236-7400

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui