9° Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura até 4 de janeiro

CASA FIAT DE CULTURA CELEBRA OS 80 ANOS DO CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA NA 9ª EDIÇÃO DO PRESÉPIO COLABORATIVO

Com curadoria do artista plástico Leo Piló, o presépio foi construído coletivamente pelo público com materiais reciclados, com destaque para a obra de Portinari 

Tradição nas comemorações de fim de ano de Belo Horizonte, o Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura é uma das atrações do Natal na Praça da Liberdade. Nesta 9ª edição, a instalação celebra os 800 anos da criação do primeiro presépio da história, criado pela primeira vez por São Francisco de Assis. O tema foi escolhido para celebrar os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e os 120 anos de Portinari, com a recriação da fachada da Igrejinha da Pampulha com a colaboração do público que, durante dois meses, participou ativamente desse projeto. O artista plástico Leo Piló é o responsável pela curadoria do presépio, todo construído com materiais reciclados, que será inaugurado na quinta-feira, dia 30 de novembro de 2023, às 19h30, com um bate-papo com o curador e apresentação do Coral Árvore da Vida. A programação é gratuita e o presépio ficará aberto à visitação até 7 de janeiro de 2024. 

O azul, predominante nos azulejos de Candido Portinari, dá o tom da paleta de cores do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, em 2023, que terá como cenário a Igreja de São Francisco de Assis. As curvas modernistas e azulejarias, assinaturas singulares do Conjunto Moderno da Pampulha, tomaram formas a partir de materiais reciclados, sendo o principal elemento o papel. Embalagens Tetra Pak, caixas de peças automotivas, papelão, revistas e jornais estão entre os materiais mais utilizados que tomam novas formas a partir da aplicação de técnicas como papel machê e papel collé. Os materiais utilizados são oriundos de coleta seletiva e parte deles é proveniente da ilha ecológica do Pólo Automotivo da Stellantis em Betim e da Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). 

O curador do presépio, Leo Piló, explica que para além da versatilidade do material a escolha se deu em diálogo com o tema. “Trouxemos mais o papel por ser o que mais se parece com o São Francisco de Assis. O papel é simplicidade, representa o macio, o simples, não tem cor, é pardo, é o próprio extrato da natureza”, ressalta o artista que possui uma relação de admiração e devoção ao santo que criou o primeiro presépio há 800 anos. São Francisco de Assis também será representado no presépio – suas roupas serão recriadas com papéis de saco de pães, representando o pão de cada dia. Também foram produzidos ladrilhos com passarinhos da famosa Igrejinha da Pampulha e pedras de papel, feitas com as sobras dos materiais para que esta edição tenha resíduos zero. 

O Menino Jesus mantém o simbolismo de esperança e renovação que a data propõe, enquanto os Três Reis Magos terão uma releitura com personagens contemporâneos que frequentam a orla da Lagoa da Pampulha, nas figuras dos ciclistas, transeuntes e atletas de corrida. Uma novidade deste ano serão representações com releituras dos esmoleiros, que originalmente pediam dinheiro nas ruas, e que no presépio representa o desejo e querer por outras preciosidades apresentando caixas de intenções que as pessoas possam desejar para além dos bens materiais. Entre os pedidos já feitos pelos participantes da oficina estão: a paz, o amor, a fraternidade, e a apreciação com moderação da natureza. 

“Nós nos inspiramos na determinação e na vida do São Francisco de Assis. Estamos a desejar um mundo melhor, de respeito à natureza, proteção e amor aos animais, simplicidade e tolerância aos fracos e desabrigados, como ele tinha”, explica o artista Léo Piló. 

“No ano em que o Conjunto Moderno da Pampulha completa 80 anos, celebramos esta paisagem que é o símbolo da capital mineira, a Igreja de São Francisco de Assis.  Com este projeto, reafirmamos não só a importância do legado do Modernismo, na cultura e na arquitetura, mas também a vida e a fraternidade pregada por São Francisco de Assis. A partir do nosso Presépio Colaborativo também nos voltamos para temas de extrema importância para a Casa Fiat de Cultura: o fazer coletivo e a sustentabilidade”, afirma o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo. 

A 9ª edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e copatrocínio do Banco Stellantis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui