BDMG Cultural abre inscrições para o Prêmio Flávio Henrique 2023

Dedicado a reconhecer a produção e a pesquisa em torno da canção feita em Minas Gerais, a edição deste ano vai premiar o melhor álbum lançado em 2022. Inscrições para os outros editais de música instrumental seguem abertas

Entre 03 e 30 de abril, o BDMG Cultural recebe inscrições para o edital de concorrência pública do Prêmio Flávio Henrique 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.bdmgcultural.mg.gov.br. Além disso, a instituição mantém abertas as inscrições para o 22º Prêmio BDMG Instrumental e para o Prêmio Marco Antônio Araújo até o dia 10 de abril.

Sobre o edital

Criado em 2018, o Prêmio Flávio Henrique é dedicado a álbuns autorais de canção brasileira e de produção independente, de cantoras e cantores mineiros ou residentes no estado. A edição deste ano consagra o melhor álbum lançado em 2022. A vencedora ou vencedor do edital receberá premiação no valor de R$ 10 mil.

A premiação homenageia o artista e produtor mineiro Flávio Henrique (1968 - 2018), no intuito de preservar a sua inquietação artística e a sua dedicação à música. Como compositor, Flávio Henrique teve mais de 180 músicas gravadas e foi parceiro de nomes como Milton Nascimento, Chico Amaral e Toninho Horta. Em sua carreira, lançou oito CDs autorais e um DVD. O músico também integrou o quarteto Cobra Coral.

Histórico da premiação
2022 - Retumbante, de Pablo Bertola

2021 - Líricas Breves para a Construção de uma Alma, de Déa Trancoso

2020 - Remanso de Rio Largo, de Celso Adolfo

2019 - Soltar os cavalos, de Julia Branco

2018 - Revoada, de Irene Bertachini e Leandro César

Sobre o BDMG Cultural

No ano em que completa 35 anos, o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.