Palácio da Liberdade promove a inédita exposição "Sanctus”

Mostra, que integra o Projeto Minas Santa, reúne acervo artístico e religioso do que equipamento cultural e da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. Exibição entra em cartaz nesta quinta-feira (30/03) e é gratuita.

Sanctus Crédito Rodrigo Câmara 3

Pela primeira vez, o acervo da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira, e peças de cunho religioso do Palácio da Liberdade serão apresentados ao público na exposição "Sanctus". A mostra entra em cartaz nesta quinta-feira (30/03), no Salão Rosa, ao lado do torreão esquerdo do principal cartão-postal do Circuito Liberdade. A curadoria é do designer e cenógrafo Rodrigo Câmara, em parceria com o padre Marcelo Souza e Silva, pároco da Boa Viagem.

"Meu trabalho de curador e antiquário é detectar as peças com valor histórico e patrimonial e salvaguardar esses objetos", afirma Câmara. A escultura de Nossa Senhora da Boa Viagem, que ficava na antiga capela demolida para a construção do atual templo, concebida presumivelmente em 1809, é um dos destaques da mostra. Um vitral, descoberto durante a curadoria, que fazia composição com a Sala de Banquete e havia sido retirado para a instalação do elevador no Palácio da Liberdade, também é um dos pontos altos da exposição. De acordo com Câmara, faltavam duas peças ao vitral e foi preciso realizar um trabalho de recomposição da peça "para ganhar conotação expográfica".

Sanctus Crédito Rodrigo Câmara 6O trabalho da curadoria também passou por requalificar 15 salas no térreo, andar intermediário e segundo pavimento. O processo garantiu a valorização de mobiliário. Um dos espaços readequados é a Sala Rosa, ao lado do torreão esquerdo, que a partir de agora passa a ser um novo espaço para exposições temporárias.

Do acervo cedido pela igreja da Boa Viagem estão cálices, patenas (pequenos pratos utilizados nos atos litúrgicos durante a comunhão), coroas e castiçais, além de documentação histórica do Palácio – três telas com informações sobre a história de sua construção, de seu acervo e de artistas mineiros que serão inventariados para integrar futuramente o acervo da Pinacoteca e do Centro de Patrimônio Cemig.

Sanctus Crédito Rodrigo Câmara 5"Presente na história ocidental há 2.000 anos, a Paixão de Cristo, descrita nas artes plásticas, no teatro, na música e nas manifestações da cultura popular, estará presente na exposição 'Sanctus', que nesse ato se tornará o centro do projeto de turismo cultural da Semana Santa, juntando-se à Praça da Liberdade e às manifestações da fé de forma ampla presentes no cotidiano do Estado", salienta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

A exposição faz parte do Projeto Minas Santa e do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística, ações que acontecerão em diversos espaços da capital mineira e de cidades do interior durante a Semana Santa. "Arte, fé, cultura e história são pontos que podem ser agentes motivadores para o crescimento do turismo religioso em Minas", destaca Câmara sobre a importância de se recuperar esse patrimônio e os atos litúrgicos.

Para Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, que coordena as ações no Palácio da Liberdade, "Sanctus" é a celebração da síntese da arte de Minas Gerais por meio da fé. "No palácio que simboliza o sentimento de liberdade que une nosso povo, recebemos, na programação do Minas Santa, essa magnífica exposição que é um convite para celebrarmos esse importante momento para nossa cultura", afirma o gestor.

"A APPA atua na preservação da nossa memória e do nosso patrimônio material e imaterial. A partir de nossa atuação no Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, buscamos trazer novas perspectivas históricas desse equipamento tão emblemático. A exposição 'Sanctus' alcança e valoriza nossa cultura religiosa, fundamental na formação da identidade de toda localidade, mas com grande força em Minas Gerais", considera Xavier Vieira, presidente da APPA – Arte e Cultura.

A exposição "Sanctus" também poderá ser visualizada de forma virtual no Instagram @palaciodaliberdademg.

A realização é do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. Viabilizado pelo projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.