Espaço do Conhecimento UFMG retoma as Observações Noturnas em seu Terraço Astronômico

Pausada desde o fim de out/2022 devido às condições climáticas, a atividade gratuita volta a integrar a programação do museu com ainda mais senhas

 

pasted image 0

Belo Horizonte, 28 de março de 2023 - O céu foi, desde os primórdios da humanidade, objeto de curiosidade e indagação. Em 3.500 AC, os sumérios, que ocupavam a Mesopotâmia, faziam observações sistemáticas dos movimentos dos planetas, do Sol e da Lua. Indícios de representações de conjuntos estelares, como as plêiades e as constelações da Ursa Maior e Ursa Menor, feitas por humanos primevos há cerca de 50 mil anos, também foram encontrados gravados em pedras. Com o passar dos anos, o hábito de observar o céu noturno para marcar a passagem do tempo e a chegada das estações tornou-se cada vez menos comum. Hoje, a admiração do céu ocorre nas pequenas brechas de tempo entre a vida agitada das cidades.

Com o intuito de proporcionar esses pequenos momentos de conexão com os astros, as observações noturnas do Terraço Astronômico - localizado no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG -  se apresentam como uma das atividades mais tradicionais e populares entre a programação do museu. 

Em abril, o museu retoma a atividade, após uma pausa ocasionada pela alta nebulosidade e instabilidade do clima durante o verão. A partir do dia 01 de abril, as observações noturnas terão continuidade, com senhas distribuídas ao público nos dias do evento. Em 2023, o número de senhas foi ampliado, devido à grande procura pelo público.

No Terraço Astronômico, que conta com dois telescópios e um teto retrátil, o público poderá contemplar até dois objetos diferentes no céu noturno de Belo Horizonte. As observações acontecerão sempre aos sábados, de 19h às 20h45, desde que as condições climáticas estejam propícias. A atividade é livre e gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção do museu a partir das 17h30, no dia em questão. A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.

Serviço: Retomada das Observações Noturnas no Terraço Astronômico

Data: Aos sábados, de 19h às 20h45

Onde: 5° andar (Terraço Astronômico) - Espaço do Conhecimento UFMG Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Público: Todos os públicos

Número de vagas: 105 senhas (ingressos na recepção a partir de 17h30)

Descrição: no primeiro dia do mês de abril, o Espaço do Conhecimento UFMG retoma as observações noturnas, uma das atividades mais tradicionais do museu. O Terraço Astronômico conta com dois telescópios e um teto retrátil, que permitem que o público possa contemplar até dois objetos diferentes no céu de BH. A atividade é gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção nos dias do evento, a partir das 17h30. Obs.: A atividade acontece mediante às condições climáticas no dia do evento.


O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui