MUSEU MINEIRO RECEBE EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS FORMANDOS EM ARTES PLÁSTICAS DA ESCOLA GUIGNARD.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, através do Museu Mineiro e da Fundação Clóvis Salgado, e a Escola Guignard-UEMG têm o prazer de apresentar as exposições dos alunos formandos dos Cursos de Artes Plásticas Bacharelado e Licenciatura do ano de 2022 que, excepcionalmente este ano, ocuparão três espaços expositivos na cidade de Belo Horizonte: a Galeria Escola Guignard, a Galeria Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, e o Atrium, do Museu Mineiro. A abertura do terceiro módulo da exposição será no próximo dia 28 de fevereiro, terça-feira, às 19h, no Museu Mineiro.

São aproximadamente 60 formandos apresentando habilitações em Cerâmica, Desenho, Escultura, Fotografia, Pintura, Gravura em Metal, Litografia, Serigrafia e Xilogravura. Pretende-se, além de dar conhecimento à produção artística realizada pelos alunos formandos da Escola Guignard-UEMG, abrir espaço ao experimental, pois o espaço expositivo é também lugar da investigação, da exploração para o desenvolvimento da pesquisa, em estreita ligação entre o fazer artístico e a sua dimensão especulativa.

A exposição é composta por trabalhos de uma nova geração de 9 artistas, Alice Queiroz, Bia Muniz, Débora Soares, Gabriela Biccas, Kacilan Laia, Luana Cacique, Luiza Camisassa, Marina Rosa e Tânia DiMaria que irão expor suas obras de habilitações em desenho, gravura em metal e pintura.

Os trabalhos, são resultado da dedicação à pesquisa artística prática e reflexiva de processos criativos desenvolvidos principalmente no espaço do ateliê.

A exibição dos trabalhos desenvolvidos, culmina no encerramento de um ciclo percorrido pelos artistas ao longo de uma caminhada prática, teórica, considerando a originalidade, a criatividade, aspectos históricos, sociais, estéticos, dentre outros, etapas essenciais vivenciadas numa formação em artes.

Os trabalhos artísticos que compõem a série de três exposições de formandos da Escola Guignard-UEMG 2022, podem ser vistos na Galeria Atrium do Museu Mineiro até dia 28 de março de 2023, na Galeria Escola Guignard e Galeria Mari’Stella Tristão até o dia 12 de março de 2023.

ESCOLA GUIGNARD-UEMG

Ancorada no legado de seu fundador, o Mestre Alberto da Veiga Guignard, a Escola Guignard, desenvolve um ensino de Artes Plásticas diferenciado, que busca uma estrutura acadêmica mais fluida, promovendo ações extensionistas práticas/teóricas, que envolvam a comunidade acadêmica, as instituições culturais da cidade e o público em geral, de modo que se tornem estruturas multifacetadas e dinâmicas. Neste sentido, sua produção artística estende-se para além do espaço acadêmico, alcançando assim, outros setores da população e da cidade na qual a Universidade está inserida.

MUSEU MINEIRO

Localizado na Avenida João Pinheiro, corredor de acesso à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Museu Mineiro está instalado em um edifício eclético construído em fins do século XIX pela Comissão Construtora da Nova Capital. Tendo sido construída para servir de residência

para o Secretário da Agricultura, a edificação serviu de sede para o Senado Mineiro, foi a Pagadoria Geral do Estado até se tornar a sede do Museu Mineiro.

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.

O Museu Mineiro é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO #3 DOS FORMANDOS EM ARTES PLÁSTICAS DA ESCOLA GUIGNARD - TURMA 2022

Data de Abertura: 28 de fevereiro de 2023

Horário: 19h

Período de Visitação: 28 de fevereiro a 28 de março de 2023

Local: Atrium | Sala de Exposições Temporárias do Museu Mineiro

Endereço: Av. João Pinheiro, 342 - Funcionários - Belo Horizonte/ MG

Horário de Visitação: Terça a Sexta-feira, das 12h às 19h. Sábado e Domingo, das 11h às 17h.

MUSEU MINEIRO

Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Centro – BH/MG. CEP: 30130-180 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/

Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro/

Funcionamento: Terça a Sexta – das 12h às 19:00h

Sábado e Domingo – das 11h às 17h

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui