Biblioteca Pública Estadual tem programação recheada neste sábado (30/06): parceria de artistas da música na literatura infantil e a poesia do feminismo negro

A partir das 10 horas, China e Tulipa Ruiz lançam livro juntos e um encontro incentiva a produção poética da literatura negra feminista


O próximo sábado (30/06), na Biblioteca`Publica Estadual de Minas Gerais, tem programação especial, a partir das 10 horas, com entrada gratuita: a poesia do feminismo negro e publicação infantil de dois artistas da música. A 9ª edição do “Preta Poeta na Biblioteca” é projeto para incentivar a produção poética, a declamação e a difusão da literatura negra feminina e o livro "Carlos Viaja" nasceu da parceira entre o cantor e compositor pernambucano China e a cantora paulista Tulipa Ruiz.

O encontro “Preta Poeta na Biblioteca” é focado no compartilhamento das trajetórias e escritas das participantes, além de discussões e recomendações de leituras das obras de algumas autoras negras, vídeos, filmes e textos na mesma temática. Não é necessário que as participantes tenham participado de edições anteriores ou que tenham o hábito de escrever e recitar.

Esta é uma vertente do projeto "Preta Poeta", que também ocupa outros espaços com eventos relacionados ao feminismo negro. As edições surgiram a partir do convite da Coordenadora do Setor de Referências e Estudo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Adriana Marcia de Deus, e acontecem quinzenalmente, desde março. A organização e mediação é de Júlia Rodrigues, graduanda em Ciências Sociais pela UFMG e idealizadora do projeto. De acordo com Adriana, o “Preta Poeta na Biblioteca” começou juntamente com outras comemorações do Dia Internacional da Mulher. “A ideia é trazer um público diferente, que não se identifica com a Biblioteca. Trazer para esse espaço que é visto por muitas pessoas como um local elitista”, afirma Adriana.

Parceria de músicos na literatura infantil

Já no Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, também a partir das 10 horas, acontece o lançamento do livro "Carlos Viaja", que reúne dois artistas da música: o pernamubcano China e a paulista Tulipa Ruiz. A obra traz passagens reais vividas pelo autor e o cãozinho da família em uma viagem de carro de São Paulo até Pernambuco. No caminho, eles cruzam Minas Gerais e Bahia, conhecendo montanhas, cachoeiras e o sertão. “Minha mãe é cordelista e escritora infantil, então posso dizer que já tinha o gosto pela literatura há bastante tempo. Adoro escrever textos e canções, mas nunca imaginei que faria um livro.”, conta China, que faz sua estreia na literatura. As ilustrações são de autoria da cantora e compositora Tulipa Ruiz. A artista de Santos (SP) trabalhou por 10 anos como jornalista e tem nos desenhos uma paixão de criança.

China crédito Leco de Souza.jpg cortada

SERVIÇO:

Lançamento do livro "Carlos Viaja"
Data: 30/06/2018. Horário: das 10h às 14h. Local: Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade 21 - Funcionários, Belo Horizonte/MG). Informações: (31) 3269.1204. Entrada Gratuita

9º Encontro Preta Poeta na Biblioteca

Data: 30/06/2018. Horário: das 10h às 12h. Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade 21 - Funcionários, Belo Horizonte/MG). Informações: (31) 3269.1204. Entrada Gratuita

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui