Centro Cultural Banco do Brasil oferece cursos gratuitos com foco em arte e educação

As atividades são parte da nova programação do Programa Educativo do espaço e as inscrições para as edições deste mês vão até o domingo (10/06)

 

O Programa CCBB Educativo – Arte e Educação, do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, realizará três cursos gratuitos entre os dias 15 e 21 de junho. As atividades, que já tiveram suas primeiras edições em maio, são desenvolvidas para estimular experiências e reflexões, por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. As inscrições para as edições deste mês vão até o domingo, dia 10.

As atividades são parte da nova programação do Programa Educativo para este ano. Segundo Sarah Matos, da Coordenação de Comunicação do Programa Educativo, além dessas, mais quatro edições dos cursos serão oferecidas no restante do ano, dentro dos mesmos eixos propostos para este mês. “Os cursos são destinados principalmente a pesquisadores e educadores, mas existem outras atividades pensadas para públicos diversos”, conta. A programação completa está disponível no site: www.ccbbeducativo.com.

Confira mais informações sobre os cursos de junho:

                                                                                           

Processos Compartilhados

Neste eixo do Programa Educativo do CCBB são discutidas questões como iluminação, sinalização, peças gráficas, concepção e atividades educativas, em encontros bimestrais. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e produção cultural, o projeto reflete sobre as especificidades de uma exposição, passando pela concepção, montagem e expografia.

O curso acontece no dia 15 de junho, às 14h, e será realizado pelo Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com duração de cinco horas. O processo de seleção será por formulário online até 10 de junho, em www.ccbbeducativo.com. São 25 vagas disponíveis.

Laboratório de Crítica

O laboratório busca potencializar as exposições como espaços de formação e pesquisa para estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história. Nesta edição, a convidada é a pesquisadora e crítica de arte Júlia Rebouças. O curso será realizado na segunda-feira, dia 18 de junho, às 17h, e tem duração de quatro horas.

Nascida em Aracaju, Júlia foi co-curadora da 32a Bienal de São Paulo, Incerteza Viva (2016). Também trabalhou na curadoria do Instituto Inhotim (Minas Gerais), na Associação Cultural Videobrasil, na 9a edição da Bienal do Mercosul (Porto Alegre) e em projetos curatoriais independentes, como a exposição MitoMotim no Galpão VB em São Paulo. O processo de seleção por formulário online vai até 10 de junho, em www.ccbbeducativo.com. O curso tem 15 vagas disponíveis.

Transversalidades

O curso mensal é voltado a professores e educadores, com o objetivo de abordar temas dos campos da educação e da arte. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas e conta com tradução em libras. A convidada para esta edição é Fabíola Moulin, artista visual, pesquisadora e curadora independente. O encontro acontecerá no dia 21 de junho, às 18h.

Fabíola é mestra em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura FAU/USP e graduada em artes plásticas pela Escola de Belas Artes da UFMG. Foi responsável por inúmeras exposições, atuou como diretora de programação e gerente de artes visuais da Fundação Clóvis Salgado e coordenadora de artes visuais do Museu de Arte da Pampulha. Atualmente responde pela Diretoria de Museus da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. O processo de seleção por formulário online vai até 13 de junho, pelo site www.ccbbeducativo.com.

 

 

0
0
0
s2smodern
powered by social2s