Edital de Criação de Bibliotecas Públicas está com inscrições abertas

Municípios interessados em apresentar projetos têm até o dia 10 de fevereiro para se inscreverem


Democratizar o acesso ao livro, à informação e à leitura como forma de ampliar as condições para o desenvolvimento cultural, humano e social são alguns dos objetivos do Edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais, que está com inscrições abertas até 10 de fevereiro de 2018. Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, o certame irá selecionar três propostas e cada uma delas vai receber um acervo de, no mínimo, mil itens, entre livros em impressão comum e Braille, periódicos, CDs, DVDs e audiolivros, totalizando cerca de R$ 40 mil em recursos por município.

A seleção é destinada prioritariamente às cidades que ainda não possuem uma biblioteca pública. Os municípios que já possuem o equipamento cultural também estão aptos a participar, desde que a proposta vise a criação de uma sucursal em distritos ou zona rural. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais ou enviadas pelos correios. O edital e os formulários podem ser acessados neste link http://bit.ly/2CSwOXT

A diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, Cleide Fernandes, destaca a força do edital, que está em sua 3ª edição e já beneficiou 15 municípios. “O edital é uma ação importante de democratização do acesso à leitura, especialmente à literária. O acervo selecionado possibilita aos cidadãos o contato com livros informativos e obras literárias relevantes”, pontua Cleide. Atualmente, Minas Gerais possui 815 bibliotecas, distribuídas em 744 municípios, e é o estado brasileiro com o maior Sistema de Bibliotecas Públicas.


No edital 2016, os municípios de Córrego Danta, Formiga (ambos no território Oeste), Belo Vale e Jaboticatubas (território Metropolitano) foram os grandes vencedores do certame. Além deles, a cidade de Congonhas (território Vertentes), com aproximadamente 54 mil habitantes, segundo dados do IBGE, também foi uma das agraciadas e já conta com o novo equipamento cultural.


Inaugurada no dia 14 de dezembro, a nova biblioteca, que está localizada no distrito de Lobo Leite, mais especificamente na antiga e charmosa Estação Ferroviária, recebeu o nome de Cônego Luiz Vieira da Silva (1735-1809) em homenagem ao líder da igreja local que deu suporte a Tiradentes durante a Inconfidência Mineira. “Somos imensamente gratos à Secretaria de Estado de Cultura, na pessoa ímpar do secretário Angelo Oswaldo que, além de promover tantas e significativas atividades sob sua gestão, ainda doou à Biblioteca o livro “O Diabo na Livraria do Cônego”, de Eduardo Frieiro”, destaca a secretária Municipal de Educação de Congonhas, Maria Aparecida Resende. Para a secretária, a biblioteca é um local para deixar a imaginação fluir e de aprendizado. “A leitura é algo de imensurável valor, no livro e pelo livro incorporam-se fatos e acontecimentos, alegrias e tristezas, realizações e decepções, como num mundo mágico”, pontua.


Os interessados em participar da seleção deste ano deverão considerar em seus projetos aspectos como a promoção da leitura na localidade; a democratização do acesso ao livro, à informação e à leitura; o estímulo à integração da biblioteca com outras linguagens culturais; e o estímulo ao registro e difusão da memória bibliográfica da comunidade, entre outros.

Serviço

Edital Criação de Bibliotecas Públicas Municipais
Período de inscrições: até 10 de fevereiro de 2018
Inscrições presenciais ou via correios:
Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário
Diretoria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais
Edital 01/2017 – Criação de Bibliotecas Públicas Municipais
Praça da Liberdade, nº21, Funcionários, salas 303/304.
30.140-010 – Belo Horizonte/MG
Horário para inscrições presenciais: de 9h às 17h
Contato para informações ao público e inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ 31 3269-1202 ou 1252

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui