Rainha da Sucata reabre com infraestrutura modernizada

Edificio recebe o Centro de Informação ao Visitante do Circuito Liberdade e Hub Minas Digital

A partir do próximo dia 5 abril, o Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, abre novamente suas portas. Com obras de restauração concluídas e infraestrutura modernizada, o prédio passa a acolher o Centro de Informação ao Visitante do Circuito Liberdade e o Hub Minas Digital, projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Sedectes.

A reforma da edificação, realizada com recursos do Governo do Estado por meio de financiamento do Banco do Brasil, foi retomada em julho de 2015 e chegou ao fim no ínicio de janeiro deste ano (2017). Foram investidos R$4.252.016,60 na intervenção. O espaço possui quatro pavimentos, com área total de 1.547m², e sua obra incluiu reestruturação de redes elétricas, rede de dados (internet) e telefonia. Também foi feita a requalificação do sistema de prevenção de combate a incêndio, a requalificação da circulação vertical - com a instalação de um elevador - além da modernização das redes de ar condicionado.

O Rainha da Sucata compõe o Circuito Liberdade, inaugurado em 2010 e já reconhecido como um importante corredor de cultura do País. Abrigado em uma área histórica de Belo Horizonte (MG), é composto por 15 instituições, dentre museus, centros de cultura e de formação, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico. Sob a gestão do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) desde abril de 2015, o projeto busca agora maior articulação com o espaço urbano e com os diversos grupos artísticos e populares.

CENTRO DE INFORMAÇÃO AO VISITANTE DO CIRCUITO LIBERDADE

O Centro de Informação ao Visitante (CIV) do Circuito Liberdade, que agora passa a operar no edifício Rainha da Sucata, tem uma equipe que dispõe, diariamente, de todas as informações sobre o funcionamento e programação dos espaços do Circuito Liberdade. Os atendentes estão capacitados para atender também turistas de outros países em inglês, francês e espanhol. No espaço, os visitantes também poderão ter acesso às nformações turísticas sobre Belo Horizonte e o estado de Minas Gerais, por meio de parceria do IEPHA-MG com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

O horário de funcionamento do CIV é de terça, quarta, sexta-feira, sábado e domingo, das 9h às 18 horas; e na quinta-feira, das 9h às 21 horas. O CIV não funciona às segundas-feiras.

HUB MINAS DIGITAL

Já o Hub Minas Digital, implantado pelo Governo de Minas Gerais por meio da SEDECTES, será um espaço de coworking que visa oferecer infraestrutura moderna, estações de trabalho, ambiente para cursos, workshops, mentorias, área de convivência e conexão com o ecossistema de inovação mineiro. Empreendedores de todo o estado poderão se inscrever para compartilharem do espaço, incluindo as startups que já passaram pelo Seed, programa de aceleração do governo estadual. As empresas interessadas poderão se cadastrar em uma plataforma virtual, que servirá como banco de dados e promoverá chamadas mensais por área de atuação. Os critérios para seleção de startups serão aquelas que possuem CNPJ em MG e que têm nível mais avançado de amadurecimento no mercado (como produtos lançados ou serviços já comercializados). Durante o mês de cada área, as empresas do setor serão chamadas para o espaço, que contará com investidores, grandes empresas e eventos especializados dentro do tema.

Além disso, o Hub também terá café e um espaço expositivo com projetos da área de ciência, tecnologia e inovação.

TEATRO DE ARENA

O Teatro de Arena, que integra a edificação e é aberto ao público, voltará a ser ocupado com programação cultural gratuita, por meio de publicação de edital e com programações dos outros equipamentos que integram o Circuito Liberdade. Palestras, bate-papos e workshops que abordem cultura, ciência, arte, educação, empreendedorismo e tecnologia também farão parte da agenda de atividades do Teatro.

EDIFÍCIO RAINHA DA SUCATA

O projeto do Rainha da Sucata é da década de 1980, assinado pelos arquitetos Sylvio de Podestá e Éolo Maia. O edifício se destaca pela concepção ousada e pelo uso de materiais diversos e cores fortes nas fachadas, em estilo pós-modernista. A diversidade de elementos, formas e cores revela a opção arquitetônica pelo emprego de materiais marcadamente regionais, como o quartzito, a ardósia, a pedra-sabão e o aço produzido nas siderúrgicas mineiras. Sua altura e seu volume acompanham as dimensões dos prédios históricos que compõem o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, buscando um diálogo com seu entorno imediato.

A finalidade original do Rainha da Sucata era dar suporte ao setor de Turismo do estado. Já em 1991, a edificação se tornou o Museu de Mineralogia Professor Djalma Andrade. Em março de 2010, com a inauguração do Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, todo o acervo do Rainha da Sucata foi transferido para lá. O prédio se tornou a sede do então Circuito Cultural Praça da Liberdade, até 2013, quando foram iniciadas obras de reforma.

No início de dezembro de 2015, as intervenções foram interrompidas por determinação do então vice-governador, que assumiria o governo a partir desta data. Com a posse do governador Fernando Pimentel, em 2015, todos os contratos passaram por uma reavaliação e as obras foram retomadas em julho do mesmo ano.

IEPHA/Circuito Liberdade

Sandra Nascimento: 3235-2817 – cel 99776-0141