Palácio das Artes recebe pela primeira vez a Feira Mostrô com programação que celebra a cultura e as artes mineiras

Evento gratuito acontece de 20 a 22 de janeiro e reúne 180 expositores mineiros de diversos segmentos; Programação conta com DJ’s, apresentação musical, cinema e exposição artística

Com a proposta de impulsionar, ainda mais, a economia criativa de Minas Gerais, a 17ª edição da Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz reúne 180 expositores mineiros de diversos segmentos artísticos e culturais e leva para o Complexo Cultural do Palácio das Artes produtos e serviços de artesãos, microempreendedores individuais e pequenos comerciantes mineiros. A programação conta, ainda, com DJ’s, mostra de artes visuais, música ao vivo e cinema. A parceria entre a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a Mostrô oferece ao público a diversidade da gastronomia, do vestuário, do artesanato e de outros segmentos da cultura do estado. O evento, que é gratuito, será realizado de 20 a 22 de janeiro (sexta-feira a domingo), no Jardim Interno, na Galeria Aberta Amilcar de Castro, na Galeria Mari’Stella Tristão e no Café do Palácio.

A programação começa nesta sexta (20/1) e tem as artes visuais como uma das novidades. A exposição “Mostre-se”, iniciativa inédita na programação da feira traz os artistas Exequiel Duarte, Maíra Nowicki e o coletivo Fotorizontinos, que reúne vinte membros com olhares para a fotografia de rua, da paisagem, da arquitetura e para a abstração. Os diferentes trabalhos vão ser exibidos na Galeria Mari’Stella Tristão. Formado em educação física e psicólogo social, o artista Exequiel Duarte utiliza as ferramentas artísticas como forma de terapia, desenvolvendo as técnicas de labirintos, mandalas e mosaicos. “Fazendo uma analogia, o mosaico, encarado como arte terapia, dá uma ideia de se recompor, voltar os caquinhos para o lugar. Em algum momento parece que tudo está quebrado e é preciso voltar ao eixo, ao equilíbrio. O mosaico é uma ferramenta que ajuda a trabalhar essas questões, tanto como terapia, como com o desenvolvimento das habilidades artísticas propriamente ditas”, explica Duarte. 

Bárbara Ferrarezi Crédito Luciano Andrei

Na sexta, a partir das 19h30, o público da Mostrô também poderá acompanhar no Jardim Interno e na Galeria Aberta Amilcar de Castro a apresentação musical da artista Bárbara Ferrarezi. A multi-instrumentista e cantora, formada pela UEMG, performa um repertório que privilegia a MPB no tom intimista da voz e violão. Já no domingo (22), a partir das 13h, a artista convida David de Sousa, multi-instrumentista e produtor musical, e o percussionista e baterista Leo Lana para uma tarde de show com muito samba.

Feira Mostrô Acervo Mostrô

Para celebrar o centenário do escritor mineiro Fernando Sabino, a Feira Mostrô apresenta ao público mostra com uma seleção de curtas e um longa-metragem baseados em contos e livros de um dos mais celebrados autores de Minas Gerais, que legou à literatura obras como “O grande mentecapto”, “No fim dá certo”, “Encontro marcado”, “O menino no espelho” e tantas outros. Ao todo serão exibidos seis trabalhos, todos no dia 22 de janeiro. O público poderá acompanhar gratuitamente “Galinha ao molho pardo” (11h), de Feliciano Coelho, “Meu melhor amigo” (11h), “Conversinha mineira” (14h), e “A saideira” (14h), os três com direção de Jorge Monclar, e “Dona Custódia” (14h), de Adriana Andrade. A programação ainda conta com o longa “O homem nu” (16h), baseado em livro homônimo de Sabino e que tem Hugo Carvana como diretor. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cine Humberto Mauro, que recebe a mostra.

17ª Mostrô - Edição Especial de Férias | Palácio das Artes – Com novidades e uma programação pensada para toda a família, a 17ª MOSTRÔ - EDIÇÃO ESPECIAL DE FÉRIAS vem recheada de novidades em um dos espaços culturais mais importante do Brasil: o Palácio das Artes. A feira leva ao público música, design, cinema, gastronomia, arte visuais e produtos artesanais das mais variadas regiões de Minas Gerais.

Entre os participantes desta edição estão os expositores: Da Roça pra Porta Empório; Lumânare; Djalmadja Ateliê; Lilácea - saboaria e cosméticos naturais; Kitsy's Produtos Artesanais; Aur Velas; Mi Feito com Amor; Marotije; Priscilla Antunes - Acessórios Estilo e Imagem; e a Casa 333 Confeitaria. A literatura também está contemplada no evento por meio da livraria itinerante Páginas Editora, que terá estande fixo nos três dias de Feira. No sábado (21), de 13h às 17h, o DJ Seu Muniz leva para a Mostrô vários estilos musicais, como pop, rock, nu jazz, soul, samba, samba-rock e indie.

Bosco Ladeira coordenador da Mostro BH2

“Nossa proposta para esta edição é ofertar uma gama de possibilidades aos visitantes da Feira. Teremos a gastronomia mineira, perfumaria e banho, artesanato, artes visuais, e música ao vivo. Também possibilitamos uma programação recheada de atividades e entretenimento. Perla primeira vez na Feira, teremos uma mostra cinematográfica e uma exposição dedica às artes visuais. Nossa ideia é promover a mineiridade a partir do contato com diversas formas da cultura e das artes de Minas Gerais”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da Mostrô BH.

MOSTRÔ BH – A Mostrô BH foi idealizada como um espaço de valorização de artistas e produtores locais, fazedores de arte e entusiastas em trabalhar com aquilo que amam fazer. O princípio norteador é o impulso à cultura mineira, agregando vários segmentos, como literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem, dentre outros.  A Mostrô BH iniciou as atividades em agosto de 2021 e já contou com mais de 1.500 expositores, 60 apresentações artísticas culturais, 30 oficinas, e muitas outras atrações. A Mostrô BH tem como princípio norteador valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado. O projeto tem o apoio institucional do Museu Mineiro, do Arquivo Público Mineiro e do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Evento gratuito acontece de 20 a 22 de janeiro e reúne 180 expositores mineiros de diversos segmentos; Programação conta com DJ’s, apresentação musical, cinema e exposição artística

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui