Museu Mineiro recebe a exposição Notas de Viagem: Brasil – Moçambique

O Museu Mineiro inaugura no próximo dia 29 de novembro (quinta-feira), às 19 horas, a exposição Notas de Viagens: Brasil – Moçambique, que ficará em exibição na Galeria de Exposições Temporárias I, a partir do dia 30 de novembro de 2018. A instituição é vinculada à Superintendência de Museus e Artes Visuais e integrante do Circuito Liberdade.

 

Notas de Viagens: Brasil – Moçambique apresenta ao público o registro da experiência do “Patrimônio Cultural e Sustentabilidade”, um projeto CAPES-AULP, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Eduardo Mondlane. A exposição é uma referência direta aos relatos de experiências dos professores e estudantes envolvidos no projeto, uma maneira de contar, a partir de um contato afetivo-fotográfico para o patrimônio cultural vivenciado em ambos os países. Esta mostra é um olhar para a arquitetura, monumentos, festas, brincadeiras das crianças, retratos de mulheres e crianças, para os saberes fazer da cultura tradicional, entre outras experiências que aproximam culturalmente estes dois países.

 

Notas de Viagens: Brasil – Moçambique tem a curadoria de Rita Lages Rodrigues, Carolina Ruoso, Adolfo Cifuentes e a participação dos fotógrafos: Alexandre Costa, Ènio Tembe, Ieda Lagos, Flávio Lemos Carsalade, Heloísa Nascimento, Valdo de Jesus Nunes, Yacy Ara Froner. A assistência de curadoria da exposição é um trabalho de formação dos estudantes de Museologia da UFMG em teoria e curadoria de exposição e contou com a participação dos alunos do Curso de Museologia da UFMG: Daniela Barbosa, Lorena Costa, Igor Costa, Maria Bernardete Assis,

 

A exposição Notas de Viagens: Brasil – Moçambique tem entrada gratuita e ficará em exibição no Museu Mineiro, até o dia 7 de fevereiro de 2019.

 

 SOBRE O PROJETO

O projeto Patrimônio e Sustentabilidade: uma ação integrada entre Brasil e Moçambique - foi coordenado por Yacy-Ara Froner, professora de Teoria e História da Arte da Escola de Belas Artes e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto aconteceu entre os anos de 2014 e 2018, através do intercâmbio entre estudantes e professores brasileiros e moçambicanos das universidades Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Eduardo Mondlane. O intercâmbio consistiu em ações de formação profissional em patrimônio cultural, em especial no campo da teoria-crítica e da preservação do patrimônio cultural. Teve também uma grande preocupação nas trocas de experiências a respeito das histórias de políticas de patrimônio cultural entre os países envolvidos.

Informações sobre o Evento

Início do evento 30/01/2019 - 10:00
Fim do evento 30/01/2019 - 19:00
Período do evento: De 30-11-2018
Até 17-02-2019
Entrada Gratuito
Local Museu Mineiro

Location Map

Buscar evento