Museu Mineiro recebe exposição com obras do pintor italiano Francisco Tamietti

Museu Mineiro apresenta a exposição Revisitando a arte de Francisco Tamietti, com obras do artista italiano que participou da construção da então nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Integram a mostra obras no gênero Natureza Morta, inéditas, encontradas pela família, restauradas e, agora, expostas ao público. 

Imigrante da Itália (Turim) para o Brasil no final do século 19, o artista trazia, assim como seu pai, habilidades na carpintaria e na pintura decorativa. Por esse motivo, os dois não foram direcionados aos campos agrícolas, como era o costume, mas à Nova Capital de Minas, que estava sendo construída no modelo Hausmaniano, de cidade moderna e planejada, com base em princípios republicanos.

Chegando a Belo Horizonte, Francisco Tamietti Filho realizou pintura decorativa nas principais edificações da cidade, como Palácio da Liberdade, antigo Senado, hoje Museu Mineiro, além de diversas outras edificações públicas, religiosas e particulares, tais como a residência da família Borges da Costa, atual Academia Mineira de Letras, a da família Lodi, dentre outras.

A exposição de Tamietti, financiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da UNI-BH, consiste em oito telas realizadas nos primeiros anos do século 20, sendo seis redondas e duas retangulares, essas últimas inacabadas, com traços e esboços do artista, denominados, na linguagem técnica, de arrependimentos. As inacabadas são constituídas de quatro elipses em cada uma, com cenas que ilustrariam as residências das classes dominantes daquela época.

A mostra foi concebida com acessibilidade para portadores de deficiência visual, com impressão 3D das obras principais, além de publicação em braille e imagens com texturas para a percepção tátil.

A mostra fica em exibição até o dia 28 de outubro de 2018, na Sala das Sessões. A entrada é franca.

Informações sobre o Evento

Início do evento 14/10/2018 - 12:00
Fim do evento 14/10/2018 - 19:00
Período do evento: De 07-09-2018
Até 28-10-2018
Entrada Gratuito
Local Museu Mineiro

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui