Cinema & Ciência - O ser humano no espaço sideral

"O ser humano no espaço sideral" é o tema da próxima edição do Cinema & Ciência, que acontece no dia 04 de abril, às 19h30, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, com participação de Renato Silveira e Raquel Gomes, do Cinematório, e do professor Renato Las Casas (UFMG).

Em 21 de julho, comemora-se o aniversário de 50 anos do primeiro passo dado por um ser humano na Lua. Aproveitando a data e também o Dia Mundial da Astronomia, celebrado em 8 de abril, o bate-papo abordará filmes relacionados à Astronomia que exploram viagens espaciais à Lua e a planetas como Marte, Júpiter, Saturno, entre outros, como “2001: Uma Odisseia no Espaço”, “Perdido em Marte”, “Interestelar” e o clássico “Viagem à Lua”. O convidado desta edição é o professor Renato Las Casas, coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG. A conversa será gravada e posteriormente publicada no site Cinematório em formato de podcast. 

Renato Silveira é jornalista com bacharelado pela PUC Minas e mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atua como editor, crítico e podcaster no site Cinematório, o qual fundou em 2003. Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. É filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e foi Júri da Crítica no Festival de Gramado e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Raquel Gomes é editora e podcaster do Cinematório. Tem formação em Produção de Moda pela UFMG e faz obtenção de novo título em Jornalismo pela mesma instituição, com formação complementar em Cinema. Também é integrante do podcast Feito Por Elas e do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, foi Júri da Crítica do Prêmio Canal Brasil de Curtas na Mostra de Cinema de Tiradentes e também trabalha com assessoria de imprensa.

Renato Las Casas, por sua vez, possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Meio Interestelar. Nos últimos 30 anos, como coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG (Observatório Astronômico Frei Rosário) tem se dedicado ao ensino e divulgação da astronomia em particular e de ciências em geral. Em outubro de 2008 recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais o prêmio "Prof. Francisco de Assis Magalhães Gomes", por seu trabalho em prol da popularização da Ciência. Desde março de 2010 produz e apresenta o programa de divulgaçao científica "Universo Fantástico" na Radio Inconfidencia AM (Programa semanal com uma hora de duração).

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Informações sobre o Evento

Início do evento 04/04/2019 - 19:30
Fim do evento 04/04/2019 - 21:30
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui