Ações Educativas - Os metais e os sistemas de transporte

O aço, material composto comumente por Ferro e Carbono, é largamente utilizado na produção de várias estruturas e bens que nos cercam. A sua aplicação definiu a forma das cidades, o modo como nos deslocamos e produzimos objetos, principalmente ao longo do Século XX.

Dada a importância desse material e as diversas possibilidades de uso, a sua produção é acompanhada por intenso desenvolvimento científico e tecnológico. Nesse movimento, surgem novos tipos de aços, com diferentes propriedades e possibilidades de aplicação. Esses aços especiais são compostos por elementos como o nióbio, níquel, cromo, manganês, tungstênio, molibdênio, vanádio, cobalto e alumínio, em diferentes proporções. Tais adições promovem mudanças nas propriedades físicas e mecânicas do aço, como maior resistência à tração e à corrosão, maior tenacidade ou dureza, dentre outras.

Essa transformação permite a estes materiais desempenharem funções específicas, como nos usos em equipamentos e estruturas aeroespaciais, equipamentos médicos e demais itens de alta tecnologia. No caso dos transportes, os aços especiais são estratégicos: permitem a elaboração de componentes de alto desempenho e confiabilidade. De modo geral, o uso desses materiais está transformando novamente o modo como produzimos o mundo e nos relacionamos. Alinhado com essa reflexão, e dentro das ações comemorativas pelo Dia Nacional do Aço (9 de abril), o Educativo do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou para o mês de abril oficinas e exposição que abordam os metais e os sistemas de transporte. Confira!

Oficina “Trem Eletromagnético Caseiro” - Os eletroímãs e o transporte sobre trilhos
Data: De 02 a 26 de abril
Horário: De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h.
Classificação etária: Livre

Você já imaginou a possibilidade de flutuar em alta velocidade? Os eletroímãs fazem com que isso seja possível. Eles são utilizados nos “trens bala”, que alcançam até 500 Km/h, por exemplo. Nesta atividade, serão discutidos os princípios físicos dessa tecnologia e o uso dos metais na construção dessas estruturas.

Coleção do Mês: “Os metais e os sistemas de transporte”
Data: De 02 a 26 de abril
Horário: De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h.
Classificação etária: Livre

A exposição deste mês tem o objetivo de apresentar ao visitante alguns minerais utilizados na produção de aços especiais aplicados nos transportes. Elementos como nióbio, titânio e vanádio, quando incorporados ao aço, possibilitam maior resistência à tração ou à corrosão, maior tenacidade ou dureza, dentre outras propriedades.

Entrada gratuita. Vagas limitadas.

De terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h

Informações sobre o Evento

Início do evento 02-04-2019
Fim do evento 02-04-2019
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui