Ações Educativas - Museus Hiperconectados

Ações educativas. Ações de interação. Ações de mediação. Ações de conexão! Conectar sentimentos, histórias, acervos. Conectar tempos, lugares, visões. Conectar memórias. Conectar diferentes públicos. Conectar vidas! Esse deve ser o trabalho diário do Educativo de um museu. E como fazer? Que ferramentas utilizar? Esse é um desafio presente desde sempre nos museus, que devem utilizar-se das novas tecnologias da comunicação para aproximarem-se das pessoas. Mas que também devem valorizar a memória e o patrimônio, binômio que sustenta novas invenções. Assim, as ações educativas do mês de maio propõem reflexões sobre os meios de comunicação que promovem conexões entre pessoas. Conexões favorecidas por inovações tecnológicas como a escrita, o sistema braile, as fotografias, os vídeos, os jogos interativos, a Internet, as redes sociais e com outros museus.

Exposição: Mundo Mineral – Coleção do Mês “METAIS PRESENTES NAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO”

De 03 a 31 de maio – terça a sexta, das 13h às 17h, e às quintas, das 16h às 21h.

A comunicação é uma das características que mais diferenciam o ser humano dos demais animais. É um processo de interação social, que a humanidade utiliza para transmitir o conhecimento acumulado pelos séculos. A emissão, a transmissão e a recepção de informações a longa distância sempre foram um sonho para o homem. A invenção do telégrafo e do telefone foi o estopim para a ideia de que poderíamos transmitir informações por distâncias cada vez maiores. São os recursos tecnológicos hiperconectando lugares, tempos, pessoas.

Série Virtual “ACERVOS HIPERCONECTADOS”

De 15 a 18 de maio – terça a sexta

Muitas vezes, quando vamos a um museu, temos a sensação de que a história contada por um determinado acervo contempla, ou completa, histórias presentes em acervos de outros museus. Que tal conectarmos esses acervos e ampliar nossas experiências? Hoje, as tecnologias digitais e a internet nos permitem encurtar distâncias e realizar conexões inesperadas. Uma série de stories, postadas no Instagram, revelará diálogos entre ‘acervos hiperconectados’. Ficou curioso? Confira! As postagens acontecerão entre os dias 15 e 18 de maio.

OFICINAS – 03 a 31 de maio

MEMÓRIAS EM DOMICÍLIO

De 3 a 31 de maio – terça a sexta, das 13h às 17h, e às quintas, das 16h às 21h.

Faixa etária: livre

Você já olhou sua caixa de correio hoje? Qual foi a última vez que você recebeu ou enviou uma carta? Possibilitada pelo advento da escrita, a carta é um dos meios de comunicação mais antigos da humanidade. Responsável por conectar pessoas e tempos, é uma importante fonte histórica. Cartas de amor, cartas confidenciais, cartas de resposta ao leitor, cartas informais, cartas formais. Cartas de lamentações, reclamações e saudações. Cartas de despedidas e de saudade. Cartas recheadas de novidades! Os motivos que movem a feitura desse manuscrito são variados. Cartas transportadas pelos pombos, pelos tropeiros, pelos correios. Viajavam, e ainda viajam, grandes distâncias de mulas, trens, navios, aviões até chegaram aos seus destinatários. No entanto, hoje, com as novas tecnologias de comunicação, esse gênero textual tem tornado-se cada vez mais raro, sendo substituídos pelas mensagens eletrônicas. Que tal escrever uma carta? Nós postamos para você.

UMA Selfie NO MUSEU

De 3 a 31 de maio – terça a sexta, das 13h às 17h, e às quintas, das 16h às 21h.

Faixa etária: livre

Redes sociais. Imagens. Vídeos. Memes. Fotografias. Compartilhamentos. Todos superconectados. Não há como pensar em fotografia digital sem considerar as fotos feitas nos dispositivos móveis, que se tornaram muito populares e avançados nos últimos anos. Fazer fotos de objetos pessoais, eventos, amigos e viagens deixou de ser um privilégio exclusivo dos amantes da fotografia. Sacar o celular do bolso, a qualquer instante, para fazer o registro de um momento tornou-se um hábito em todo mundo. Com o advento das redes sociais, o ato de “compartilhar” vem incentivando ainda mais esse comportamento. Além das fotografias, as câmeras desses dispositivos móveis também permitem a produção de vídeos. Logo, esses registros instantaneamente compartilhados ganham sons e movimentos, revelando outras possibilidades estéticas e de interação virtual entre diferentes pessoas, com diferentes cotidianos.

Empresas desenvolvedoras de sistemas de redes sociais e fabricantes de produtos caminham de mãos dadas, evoluindo e integrando suas soluções para facilitar e estimular o clique e compartilhamento dos usuários. Redes sociais como Facebook e o Instagram consolidaram o conceito de “clique, compartilhe e curta”. Usuários do Android ou do IOS da Apple estão completamente familiarizados com essa prática.

Enfim, amador ou não, todos gostam de receber muitos “likes” em suas fotos compartilhadas nas redes sociais, sejam elas produzidas em uma câmera ou no celular. Pensando nisso, resolvemos utilizar esse tema para criar um roteiro fotográfico no museu, a partir do qual os visitantes podem explorar seus detalhes e aprender a produzir fotos e vídeos mais atraentes, por meio do conhecimento de técnicas fotográficas e recursos ocultos de seus dispositivos móveis.

CRIANDO APLICATIVOS PARA ANDROIDS – FÁCIL E DIVERTIDO!

12/05 e 19/05 – sábado – 14h às 17h

Faixa etária: a partir de 8 anos

Nesta oficina, oferecida pelo Prof. Humberto Nigri (UNA), o participante irá criar um aplicativo simples e poderá usá-lo em seu próprio smartphone Android. A plataforma usada torna esta atividade bastante lúdica e divertida como encaixar “bloquinhos de Lego”. Não é necessário nenhum conhecimento prévio de programação.

Participação gratuita, sem inscrições prévias. Vagas limitadas.

CONHECENDO O BRAILLE

18/05 – sexta – 13h às 17h

Faixa etária: livre

Essa atividade visa sensibilizar, conscientizar e despertar a curiosidade do público vidente para a importância do Braille no cotidiano dos cegos. Os visitantes poderão aprender sobre este tipo de escrita e fazer uma cela – espaço retangular onde se produz um símbolo Braille – com a primeira letra de seu nome. O material utilizado para tanto será a argila, demais minerais e acetato. A oficina será ofertada em parceria com Luciete Almeida, Tecnóloga em Comunicação Assistiva – Libras e Braille.

Participação gratuita, sem inscrições prévias. Vagas limitadas.

AS MINAS E OS DRAGÕES: JOGOS INTERPRETATIVOS

26/05 – sábado – 12h30 às 17h30

Faixa etária: livre

Em parceria com o Museu do RPG, serão realizadas as oficinas Jogo Interpretativo Storytelling: Contação de histórias interativas de aventuras heroicas, em que os participantes poderão interpretar personagens, embarcando num mundo de estímulo à imaginação; e Propósito 21: Incrível jogo de estratégia em cards, em que players lideram grupos da sociedade real, formando opiniões, difundindo conceitos e propagando seu propósito. Também estarão expostos livros de jogos interpretativos do acervo físico do Museu do RPG, o projeto que mantém o hobby vivo e encara os jogos interpretativos como cultura.

Participação gratuita, sem inscrições prévias. Vagas limitadas.

Informações sobre o Evento

Início do evento 22/05/2018 - 13:00
Fim do evento 22/05/2018 - 17:00
Período do evento: De 03-05-2018
Até 31-05-2018
Entrada Entrada gratuita
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui