Debate e lançamento de planner astronômico marcam celebração dos 50 anos do pouso na Lua

Não faz tanto tempo assim: há apenas meio século, a atenção do mundo se voltou para a costa da Flórida, de onde a missão espacial Apollo 11 decolou em direção à Lua. Em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins chegavam no nosso satélite natural. Pelo menos 500 milhões de pessoas assistiam pela TV uma das maiores epopeias da civilização atual. Em celebração à data, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza um debate sobre a exploração espacial no próximo sábado, 06 de julho, às 10h.

Café Controverso: Diálogos do Movimento, uma parceria com a Petrobras, recebe o especialista em Astronáutica Cristiano Fiorilo e o físico especialista em Astronomia Carlos Villani para a discussão do tema 50 anos na Lua: como anda a exploração espacial?. O evento tem entrada gratuita, e o público pode participar com perguntas aos convidados. Logo em seguida, o Espaço lança o Calendário Astronômico: Solstício a Solstício, planner dedicado ao tema. O produto também foi feito em conjunto com a Petrobras e será distribuído gratuitamente aos presentes.

Colonização da Lua?
Mestre em Física e doutor em Engenharia e Tecnologia Espaciais, o professor do Departamento de Engenharia da UFMG Cristiano Fiorilo realiza pesquisas na área de astrodinâmica e controle de veículos espaciais. Segundo ele, um retorno do ser humano à Lua é questão de tempo – e de investimento financeiro, já que os custos são altos. Logo, uma colonização do satélite pode ser realidade em um futuro não tão distante. 

Já o físico e doutor em Educação Carlos Villani lançará um olhar diferente para a exploração espacial, voltado para a educação. Para o professor do Colégio Técnico da UFMG, eventos como uma viagem à Lua representam novas formas de aprendizagem, especialmente no ensino da Física. A partir deles, é possível despertar o interesse pela Astronomia e pelo saber científico em sala de aula. "Esse contexto da exploração do espaço ajuda a suprir uma necessidade da educação: constitui-se uma escola para vida", aponta.

Informações sobre o Evento

Início do evento 06/07/2019 - 10:00
Fim do evento 06-07-2019
Período do evento: De 06-07-2019
Até 06-07-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui