Festival de Inverno da UFMG: Espaço do Conhecimento promove atividades sobre astronomia e patrimônio

A UFMG começa, na semana que vem, seu tradicional Festival de Inverno. De 11 a 21 de julho, a universidade promove diversas ações relacionadas ao tema Memória: arte e patrimônio, como oficinas, minicursos, residências artísticas e apresentações culturais. A participação é aberta a todos os públicos.

O Espaço do Conhecimento UFMG participa da programação com observações do céu, exibições no Planetário, exposições na Fachada Digital, minicursos e debate. A maioria das atrações é gratuita. As atividades do festival também acontecem no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e no campus cultural UFMG em Tiradentes.

Astronomia em foco
Quem se interessa por temas relacionados ao céu não vai sair do Espaço do Conhecimento UFMG durante o Festival de Inverno. No dia 13 de julho, a Observação Noturna permite que os visitantes vejam a Lua de pertinho com a ajuda de telescópios. No dia 20, é a vez de contemplar Júpiter e Saturno. A atividade tem início às 19h, mas as senhas gratuitas começam a ser distribuídas às 17h30. Estão disponíveis 120 vagas para cada dia de observação.

Já o Sol poderá ser visto com o auxílio de um telescópio especial nos dias 14 e 21 de julho. Com início às 11h, a atração também é gratuita, mas exige a retirada de uma senha, que começa a ser distribuída às 10h. Cada sessão de Observação do Sol tem 120 vagas.

Os visitantes também podem viajar pelo universo e conhecer seus fascinantes corpos celestes sem sair da Terra! O Planetário exibirá sessões que dialogam com o tema do festival neste ano, Memória: arte e patrimônio. De 12 a 21 de julho, sempre às 16h, o público pode conferir as exibições Astronomia IndígenaO Céu como Patrimônio eArqueoastronomia Maia. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

O Espaço ainda realizará uma Roda de Conversa sobre a história da astronomia em BH nos dias 13 e 19 de julho, às 14h. No dia 20, às 14h, o público descobre curiosidades sobre nosso satélite natural na atividade Pouso na Lua. Essas duas atividades serão acessíveis em Libras. Na mesma data, os visitantes soltam a voz no Karaokê da Lua! Todas essas ações têm entrada gratuita.

O Planetário é seu! 
Muita gente se encanta com as projeções do Planetário e se pergunta sobre a possibilidade de criar conteúdo para esse formato. O Espaço do Conhecimento UFMG promove um minicurso de introdução ao processo de produção audiovisual fulldome, padrão específico de planetários. Voltada para estudantes e profissionais interessados no assunto, aOficina de Produção Fulldome ocorre de 15 a 19 de julho, às 14h. Há 20 vagas abertas, e a inscrição deve ser feita pelo e-mail audiovisual@espacoconhecimento.ufmg.br

Congado: um patrimônio imaterial
Multiverso de julho integra o festival com a apresentação do Coral Vozes de Campanhã. No dia 13 de julho, às 17h, o grupo canta a ancestralidade negra de sua região, valorizando os costumes da comunidade e a força da religiosidade afro-cristã do congado mineiro. O coral foi fundado em 2014, a partir de uma iniciativa das integrantes da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. A entrada é gratuita.

Patrimônio indígena
Os povos indígenas ainda são muito silenciados pelo conhecimento científico dominante. Mas, aos poucos, as portas têm sido abertas ao saber tradicional, que já tem lugar até mesmo na universidade. Durante o Festival de Inverno, o Espaço do Conhecimento oferece a Oficina Imagens da Memória: sonhar a terra, uma oportunidade ao público de conhecer mais formas de experimentar o mundo a partir da visão desses povos. Participam da conversa os mestres indígenas Kanatyo Pataxó e Davi Kopenawa. A atividade ocorre no dia 20, às 16h, no Espaço. No dia 21, às 16h, a sessão acontece no Centro Cultural UFMG. A entrada é gratuita. Para participar, é preciso fazer inscrição nesse linkhttps://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/usuarios/acesso

O que é patrimônio?
O museu também discutirá o patrimônio sob a perspectiva cultural. No dia 18 de julho, às 14h, o debate Experiência de ocupação de espaços públicos pela cultura recebe a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Michelle Arroyo, e a presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Fabíola Moulin. A mediação será do professor da UFMG Fernando Mencarelli. Há 15 vagas disponíveis. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia. 

Já na oficina Quem sou eu? O patrimônio é você, os participantes refletem sobre a relação das pessoas com os patrimônios de Belo Horizonte por meio de um jogo. A atividade ocorre nos dias 13 e 17 de julho, às 15h, e tem 20 vagas. A entrada é gratuita. 

O tema também estará em foco na Fachada Digital, que exibe a projeções Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas GeraisConectando Acervos e A Arte do Marfim em Minas Gerais de 12 a 21 de julho, sempre das 18h às 22h. 

51º Festival de Inverno da UFMG
O Festival de Inverno da UFMG é um projeto de referência nacional que ocorre anualmente durante o período das férias de julho. O evento reúne atividades como apresentações musicais, oficinas, minicursos, aulas abertas e residências artísticas, que são ofertadas em diversos espaços da Universidade.

Neste ano, o festival acontece de 11 a 21 de julho, com o tema Memória: arte e patrimônio. A programação acontece no Espaço do Conhecimento UFMG, no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, assim como no Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Informações sobre o Evento

Início do evento 17/07/2019 - 10:00
Fim do evento 17-07-2019
Período do evento: De 11-07-2019
Até 21-07-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento