Centro de Arte Popular – Cemig inaugura a exposição “Fibras Naturais e Papéis” em homenagem à Semana do Artesão

Em comemoração à Semana do Artesão, a exposição Fibras Naturais e Papéis será inaugurada no dia 22 de março (quinta-feira), às 19h, no Centro de Arte Popular – Cemig (CAP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e à Superintendência de Museus e Artes Visuais, integrante do Circuito Liberdade.

A mostra será composta de centenas de peças de arte popular executadas com fibras vegetais e papel, além de obras assinadas por artistas plásticos de renome, pioneiros na confecção e utilização desses materiais. Serão apresentados trabalhos de uso cotidiano como álbuns e encadernações com papéis marmorizados, cartões, caixas, cestos, bandejas, tigelas, flores, fruteiras, luminárias e outros. O resultado é bem expressivo e diverso, já que os diferentes suportes permitem manifestações de caráter cultural, lúdico, decorativo e religioso.

Um dos destaques será a obra da professora Marlene Trindade, responsável pela implantação da oficina experimental do papel artesanal no curso de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, que originou a disciplina obrigatória Artes da Fibra. A mostra contará ainda com um conjunto de totens Bakurus – Tradição Lunda Kioko – Etnia Bantu, produzidos com o apoio da Associação Cultural Lunda Kioko.

O Centro de Arte Popular – CEMIG mais uma vez acolherá o evento, recebendo artesãos e núcleos produtivos de Barão de Cocais, Belo Horizonte, Capitão Enéas, Carangola, Cipotânea, Elói Mendes, Jaíba, Maria da Fé, Patos de Minas, Presidente Kubistchek, São Gonçalo do Rio das Pedras e Uberaba.

Na mesma noite, será lançado o livro “Eu me Ensinei: Narrativas da Criatividade Popular Brasileira” de Edna Matosinho Pontes, pesquisadora e galerista paulista, que mapeou alguns dos principais representantes da arte popular brasileira.

Segundo o diretor do Centro de Arte Popular, Tadeu Bandeira, “a exposição tem grande relevância e significado por unir o artesão e o artista plástico, que também utiliza dessas matérias-primas para compor seus trabalhos. Além disso, estão representados também nesta mostra os artistas artesãos, que confeccionam seus próprios papéis artesanais para produzirem suas obras. Destaco os artistas Mário Azevedo, Vera Queiroz e Joice Saturnino”.

A Semana do Artesão trará uma programação paralela em diversos municípios mineiros, na qual será realizado o cadastramento de artesãos e a entrega da Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual, que permitirá o acesso a aulas de capacitação, feiras e eventos ligados ao artesanato, por meio do Núcleo de Artesanato da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento e Fóruns Regionais (SEEDIF).

O evento constitui uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (SEEDIF), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE).

A mostra terá entrada gratuita e acontecerá no período de 23 de março a 06 de maio/2018.

 

Informações sobre o Evento

Início do evento 26/04/2018 - 12:00
Fim do evento 26/04/2018 - 21:00
Período do evento: De 22-03-2018
Até 06-05-2018
Entrada Gratuito
Local Centro de Arte Popular

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui