ABRAHAM PALATNIK – A REINVENÇÃO DA PINTURA

Pela primeira vez, Belo Horizonte recebe uma mostra retrospectiva das obras de Abraham Palatnik, o pioneiro da arte cinética no Brasil. A exposição ‘ABRAHAM PALATNIK – A REINVENÇÃO DA PINTURA’ ocupará as dependências do Centro Cultural Banco do Brasil, de 03 de fevereiro até 19 de abril de 2021.

Os trabalhos que compõem a exposição vêm de coleções brasileiras, além de obras do atelier do próprio artista. A mostra será a primeira homenagem ao inquieto artista falecido em maio de 2020, aos 92 anos. 

Artista cinético, pintor e desenhista, Abraham Palatnik é considerado o responsável pela expansão dos caminhos das artes visuais ao relacionar arte, ciência e tecnologia.

De modo criativo, e ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, Palatnik desenvolveu experimentações artísticas e estéticas diversas, cujas, muitas delas, estarão disponíveis para apreciação na mostra, sob a curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino.

Além de ser uma homenagem ao artista, a exposição também vai contar com algumas novidades, como o inédito curta-metragem dirigido pelo filho Roni Palatnik, que registra o artista fazendo uma das obras da última fase, e um destaque à série W, a última de sua produção.

Exposição Acessível

A mostra ‘ABRAHAM PALATNIK – A REINVENÇÃO DA PINTURA’, em homenagem ao artista referência da arte cinética brasileira, também tem o objetivo de tornar a exposição acessível às pessoas com deficiência.

Para as pessoas com deficiência visual, será disponibilizado o serviço de áudio descrição para 12 representativas obras de Palatnik. Já, para as pessoas com deficiência auditiva, será disponibilizada a tradução em libras no áudio-guia, e no documentário sobre o artista. Por fim, para proporcionar uma experiência ainda melhor, a produção também colocará iPads à disposição desses respectivos públicos.

*Exposição gratuita com emissão de ingressos no site www.eventim.com.br 

FIQUE ATENTO(A): Novas regras de visitação ao CCBB - BH

  • Bilheteria: não há bilheteria física. Os ingressos devem ser emitidos pelo site ou app Eventim com apresentação do QR Code na entrada do CCBB, não se recomenda a impressão do ticket.  
  • Validade ingresso: o ingresso é válido para o dia e horário agendados, com tolerância máxima de 15 minutos, sem possibilidade de alteração. Recomendamos planejamento dos usuários para melhor experiência de visitação.  
  • Aferição de temperatura: a temperatura dos visitantes será aferida na entrada do CCBB. Pessoas com temperatura igual ou superior a 37,5º serão orientadas a buscar atendimento médico especializado. 
  • Entrada e saída acessível: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem entrar e sair pela rua Claudio Manoel.  
  • Serviço de guarda-volumes: está suspenso. Use somente o indispensável para sua visita. Não é permitida a entrada nas salas de exposição portando mochilas ou malas. Solicitamos que evitem o uso de bolsas com dimensões superiores a 50 cm X 60 cm X 10 cm (LxAxP).  
  • Uso obrigatório de máscara: durante a permanência no CCBB BH é obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz.  
  • Visitação e Distanciamento: os visitantes têm um fluxo de visitação sinalizado no espaço, que respeita o adequado distanciamento físico. Uma vez iniciada a visita, o público será orientado a não voltar ao ponto inicial. É recomendado o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, seguindo a marcação no piso para orientação.  
  • Utilização dos elevadores: Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou que precisem de acompanhamento possuem atendimento priorizado. Recomendamos o uso das escadas aos demais usuários.  
  • Utilização dos banheiros: haverá limitação da capacidade além da instalação de dispensadores de álcool gel. 
  • Bebedouros: os bebedouros foram adaptados e a utilização é somente para coleta de água com recipientes individuais.   

Informações sobre o Evento

Início do evento 08/04/2021 - 10:00
Fim do evento 08/04/2021 - 22:00
Período do evento: De 03-02-2021
Até 19-04-2021
Entrada Gratuito
Local CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui