Exposição O que escondo só a mim basta

 

CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA A EXPOSIÇÃO “O QUE ESCONDO SÓ A MIM BASTA”, DE MIRO BAMPA

O artista revela uma obra fluida, na qual corpos, objetos e cartas se fundem numa busca intrínseca pela emersão

O que escondo só a mim bastaé a exposição do artista Miro Bampa que a Casa Fiat de Cultura inaugura no dia 9 de outubro. Um dos projetos escolhidos no 2º Programa de Seleção da Piccola Galleria, a mostra é composta por uma série de 30 objetos, no formato de 30 x 20 cm, criados a partir da fragmentação de memórias afetivas do artista. O agrupamento dessas lembranças em um ato estético é um processo autobiográfico de resgatar uma história, abrigando os fantasmas acumulados em uma narrativa secreta. A exposição, que tem curadoria de Fabio Cerqueira, fica aberta à visitação até 25 de novembro, com entrada gratuita.

O trabalho de Miro Bampa está voltado em sempre descobrir novos materiais e novas possibilidades. Os objetos que integram a exposição O que escondo só a mim basta, por exemplo, são construídos com a técnica de encáustica: imagens, textos e cartas são misturados com cera de abelha em um bloco de parafina com aproximadamente 1 cm de espessura. A intenção do artista é dar a sensação de página de livros, panfletos ou cartazes, sugerindo a visão de um diário ou algo semelhante, uma forma de registro pessoal, que revela-se num processo linguístico e iconológico para a livre interpretação de suas histórias. Segundo ele, o trabalho apresentado é desenvolvido em função do imaginário. “Nada é falso, mas sim uma história a ser investigada”, conta.

O processo criativo do artista começa resgatando imagens, textos e fragmentos de cartas que, em seguida, são agrupadas de maneira intuitiva. A criação de cada obra é inicialmente estética, os textos são apresentados conforme a necessidade poética e imagética da obra. De acordo com Miro, a construção tem como ato principal uma imagem central de maior peso que permite variantes imaginárias ao espectador. “A interpretação de cada obra será pessoal, pois as palavras ou frases permitem aos outros construir minha história ou narrativa”, ressalta.

Miro Pampa, em suas obras, costuma fazer releituras de antigos trabalhos. Como o guarda-chuva que está presente em alguns objetos e faz parte da uma outra série de mesmo nome. E a cadeira, que fazia parte de uma série que se chamava “Silêncio”. “O objeto é refação, cada coisa é sempre refeita. É uma constante redefinição e ressignificação da arte. Tudo pode servir como inspiração e material para novas produções”, afirma.

A exposição O que escondo só a mim basta é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Casa Fiat de Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra. A exposição conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Miro Bampa               

Pintor, desenhista e artista experimental, atuando desde 1982. Frequentou o ateliê de Alberto Teixeira, Nazareth Pacheco, Eder Chiodetto e Samatha Moreira. Participou de várias exposições, salões e mostra de artes nacionais e internacionais (EUA, México, Portugal e Alemanha). Premiado em vários salões de arte no país. Em 1991 abandona a pintura figurativa expressionista para desenvolver um trabalho abstrato com colagens (assemblagens). Faz uso de diversos materiais numa pesquisa constante de suportes. Atualmente desenvolve trabalho com encáustica e fotografia interferida.

Piccola Galleria

A Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura é um espaço de permanente incentivo às expressões artísticas que foi criado em 2016, destinado a novos artistas. A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros.

O espaço, situado ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura, abriga exposições de curta duração, mas com toda visibilidade que a instituição enseja. No espaço são realizados dois tipos de mostras: aquelas programadas pela própria Casa Fiat de Cultura e as destinadas a artistas que inscreveram seus trabalhos, por meio de um processo de seleção realizado anualmente. Local intimista e com grande circulação de público, a Piccola Galleria conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Dentre os 97 inscritos no 2º Programa de Seleção, seis foram escolhidos: Fernanda Fernandes (Belo Horizonte), Wendell Leal (Belo Horizonte), Mariângela Haddad (Ponte Nova-MG), Maíse Couto (Belo Horizonte), Ildeu Lazarinni (Belo Horizonte) e Miro Bampa (Vinhedo-SP). Os trabalhos, inéditos e com técnicas diferenciadas, reúnem fotografias, aquarelas, pinturas a óleo e acrílica, instalação e assemblages.

PROGRAMA DE SELEÇÃO PICCOLA GALLERIA

Estão abertas as inscrições para o programa de seleção da Piccola Galleria. Os interessados podem inscrever pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografas, instalações, performance ou videoarte. Informações no link: 3º Programa de Seleção da Piccola Galleria

SERVIÇO

Exposição “O que escondo só a mim basta” – Miro Bampa na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura                                                                                                                                                       

9 de outubro a 25 de novembro de 2018

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Informações sobre o Evento

Início do evento 21-11-2018
Período do evento: De 09-10-2018
Até 25-11-2018
Entrada Gratuito
Local Casa Fiat de Cultura

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui